Cientistas criam esôfago humano a partir de células-tronco

Hospital Infantil de Cincinnati

Um grupo de pesquisadores do Hospital Infantil de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez um esôfago humano em laboratório.

Para entender por completo as doenças do trato digestivo, os cientistas precisam olhar para todo o sistema, já que os órgãos estão interligados, afetando-se mutuamente. Até então, os pesquisadores conseguiram criar intestino, estômago, cólon e fígado.

Agora, com a criação do esôfago, ficam um passo mais perto de conseguirem criar todo o sistema em laboratório. Fica faltando a boca, o ânus, o pâncreas e a vesícula biliar.

Os órgão criados a partir de células-tronco do paciente oferecem mais esperança aos cientistas e médicos, para que possam um dia compreender as doenças e mudar o destino de milhares de pessoas que esperam durante anos por transplantes.

Nesse caso específico, o órgão criado em laboratório poder ser uma grande oportunidade para os cientistas estudarem também o câncer do esôfago, evitando testes clínicos dolorosos e invasivos.

O esôfago humano é um tubo com cerca de 20 centímetros de comprimento que interliga a garganta ao estômago. Nessa pesquisa, publicada recentemente na Cell Stem Cell, os cientistas desenvolveram uma versão menor do órgão, com cerca de um décimo de um centímetro.

O ensaio recorreu a células-tronco pluripotentes, conhecidas como “células mestras”, já que conseguem se transformar em qualquer tipo de tecido. Os especialistas adicionaram as células a um gene presente no tecido do esôfago para formar o novo e pequeno órgão.

O próximo objetivo passa por identificar projetos que possam colocar o esôfago “cultivado” em laboratório para usos terapêuticos.

Ciberia // Galileu / Só Notícia Boa / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …