O mistério envolvendo uma criatura que viveu há 480 milhões de anos, antes dos dinossauros, foi desvendado por cientistas.
Os fósseis da misteriosa criatura foram encontrados no Marrocos. Conhecida como Stylophorans, a criatura permitiu que paleontólogos identificassem diferentes formas de vida.
As criaturas, achatadas e impenetráveis, possuem longos braços e seriam equinodermos. Os equinodermos são os ancestrais mais antigos dos animais modernos, como estrela-do-mar, ouriço-do-mar, ofiuroide, lírio-do-mar e pepino-do-mar, segundo novo estudo publicado na revista Geobios.
A identificação da misteriosa criatura foi possível graças à ajuda de fósseis com “evidências claras de partes macias mantidas, tanto no apêndice quanto no corpo dos Stylophorans”, conforme estudo liderado pelo pesquisador Bertrand Lefebvre, do Centro de Pesquisa Científica da França, CNRS.
Quando em 2014 a criatura foi descoberta, no deserto de Saara, no Marrocos, cientistas não tinham qualquer informação a seu respeito. Entretanto utilizaram o espécime e suas partes preservadas para identificá-la.
“Apenas quando nós abrimos e olhamos a criatura pelo microscópio, no laboratório de Lion, pudemos ver partes macias“, informou Lefebvre, ressaltando que “a presença e a identificação foram confirmadas pelo SEM (microscópio de escaneamento eletrônico), observações e análises”. A criatura foi descoberta pela primeira vez há 150 anos.
Com isso, os cientistas determinaram que as criaturas viveram entre 310 e 510 milhões de anos, ou no período Câmbrico e consequentemente no período Carbonífero. Entretanto, anteriormente, cientistas se focaram apenas nas partes rígidas da estrutura óssea.
Com a identificação da criatura, os especialistas acreditam que seja possível conduzir testes e determinar quais são as teorias mais precisas.
// Sputnik News / / CNRS