Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

(dr) Australian National University

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade.

“Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser danificado como a pele humana pode. Os hidrogéis geralmente são fracos, mas nosso material é tão forte que pode facilmente levantar objetos muito pesados e mudar de forma como os músculos humanos”, explicou o químico Luke Connal, um dos autores do estudo.

Outros hidrogéis já foram criados no passado, mas não contendo todas as propriedades – e a eficiência – deste novo material. De acordo com os pesquisadores australianos, este é o primeiro hidrogel dinâmico forte, resistente, autocurativo e capaz de trocar de formas e “lembrá-las” depois.

Os cientistas testaram o material de várias formas. Eles fizeram filmes extremamente finos de “pele artificial” sem qualquer ruptura. Quando esses filmes foram aquecidos ou resfriados, mudaram para diferentes formas em dez segundos, mais tarde retornando ao seu estado original junto com a temperatura.

Outros materiais podiam fazer isso, mas demoravam dez minutos.

O que torna esse hidrogel tão eficaz são suas ligações dinâmicas de hidrogênio e imina (carbono-nitrogênio), que trabalham juntas para formar “propriedades sem precedentes”.

Ligações dinâmicas têm uma boa resposta a estímulos, de forma que são ideais para materiais adaptáveis e autocurativos. A imina, em particular, tem uma cinética de reação rápida que pode permitir uma autocura rápida.

Além disso, outros polímeros podem eventualmente ser adicionados à mistura molecular do hidrogel, para que mais funções sejam alcançadas.

Ter uma matéria-prima tão flexível pode ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos.

“Prevemos que os pesquisadores que trabalham com a próxima geração de robôs flexíveis estarão interessados e empolgados com nossa nova maneira de produzir hidrogéis”, disseram os cientistas australianos. O próximo passo da equipe é transformar o hidrogel em uma tinta imprimível em 3D.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Advanced Materials.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …

Estudo comprova ligação entre estresse e cabelos brancos

Pesquisadores brasileiros e americanos investigaram processo de embranquecimento dos cabelos e concluem que estresse leva à liberação de substância que pode danificar células-tronco regeneradoras de pigmentos. Quando Maria Antonieta foi capturada durante a Revolução Francesa, consta …

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …