Cientistas encontram 30.000 novos vírus escondidos no DNA de micróbios

Cientistas descobriram, por acaso, milhares de vírus desconhecidos escondidos no DNA de micróbios, chegando a ocupar até 10% do código genético de seres unicelulares.

Embora pesquisas ainda estejam sendo feitas para determinar a razão de um número tão grande de vírus estar ocupando o genoma microbiano, a suspeita é que eles, na verdade, ajudem o hospedeiro a lutar contra vírus mais nocivos.

Essa suspeita vem do fato de que muitos dos agentes infecciosos lembram virófagos, um tipo de vírus que infecta outros patógenos da mesma espécie que tentam infectar seu próprio hospedeiro. Eles também não parecem adoecer as criaturas que infectaram, apesar de chegarem a utilizar seu DNA para replicação e funções básicas para sua sobrevivência.

Apesar da conotação negativa que damos ao seu nome, os vírus estão por todos os lados, sendo a entidade biológica mais abundante no planeta. Todas as formas de vida são infectadas, coletivamente, por esses seres, que conseguem se replicar até mesmo adicionando seu DNA a um hospedeiro e se tornando parte indissociável de seu genoma.

Quando um vírus atinge uma célula germinativa, ou seja, que dá origem a outras células, elementos virais endógenos (EVEs), ou DNA viral, pode acabar passando de uma geração para outra no hospedeiro, o que pode acontecer tanto em fungos quanto plantas e animais, inclusive nós mesmos: cerca de 8% do genoma humano consiste em DNA de antigas infecções virais. Mesmo que já sejam “fósseis genômicos”, ou seja, não são mais funcionais, esses elementos ainda estão lá.

Até o momento, a maior parte da pesquisa com EVEs focou em animais e plantas, com poucos olhares direcionados aos protistas, organismos eucariontes diferentes de outras formas de vida, ainda que representem a maior parte da biodiversidade eucarionte do planeta. Na nova pesquisa publicada no periódico científico Microbiology, inclusive, o objetivo inicial era meramente estudar um novo tipo de vírus encontrado na Áustria, mas a curiosidade levou os cientistas para um novo caminho.

Como os pesquisadores não sabiam quais organismos eram infectados pelos agentes infecciosos nas águas do lago Gossenköllesee, na Áustria, eles tiveram de conduzir um estudo de larga escala para testar todos os micróbios com sequências de DNA conhecidas, em um esforço para notar a presença dos novos vírus nos genomas de seres vivos.

Com a ajuda de Leo, um conjunto de computadores de alta performance da Universidade de Innsbruck, foram analisadas grandes quantidades de dados, descobrindo mais de 30.000 vírus embutidos no genoma dos micróbios, o que levou a outra análise sistemática de todos os genomas catalogados de protistas disponíveis à ciência.

Foram encontrados, então, EVEs escondidos em regiões repetitivas e difíceis de se montar do genoma de eucariontes unicelulares. Com milhares de vírus integrados em algumas espécies, o panorama que temos é de que esses seres constituem uma parte significativa e anteriormente não reconhecida do genoma dos protistas.

Os EVEs dos protistas, ao contrário da maioria dos que temos em nossos corpos, parecem ser funcionais e não apenas fósseis genômicos. Como esses micróbios são, costumeiramente, infectados e mortos por vírus gigantes, a presença de virófagos no hospedeiro pode ser muito benéfica: eles podem reprogramar o grande invasor para construir virófagos ao invés de se replicar, o que pode salvar o hospedeiro.

Essa curiosa descoberta, publicada na PNAS, continuará nos ajudando, em análises subsequentes, a entender a dinâmica da vida microscópica — e como isso pode ter contribuído para nossa própria biologia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …