Cientistas encontram vestígios de material nuclear de Fukushima em vinho californiano

Vinhos californianos produzidos nos anos seguintes ao desastre da usina nuclear de Fukushima contêm os isótopos da precipitação do acidente, informaram pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS).

Após o incidente na usina nuclear japonesa em 2011, especialistas da Organização Mundial da Saúde já afirmavam que partículas radioativas poderiam se espalhar para alimentos e bebidas fora do Japão.

Levando o alerta em consideração, pesquisadores do CNRS, em França, estudaram as amostras de vinhos tintos e rosés feitos a partir das uvas colhidas entre 2009 e 2012 e encontraram traços de césio-137, substância resultado da operação de um reator nuclear.

Os cientistas recorreram à espectrometria gama de baixo fundo para detectar os traços, pois o vinho continha quantidades muito baixas de isótopos. Segundo a pesquisa do CNRS, a quantidade de césio nas garrafas não apresenta perigo para a saúde humana e o nível de radioatividade do vinho era menor do que a natural.

A crise atômica da usina de Fukushima, no Japão, desencadeada pelo terremoto e posterior tsunami que castigaram há seis anos o nordeste do arquipélago japonês, é considerada o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Vários reatores da usina nuclear sofreram um colapso depois que uma enorme onda de tsunamis de 15 metros atingiu o local.

Na altura do tsunami, o sistema de refrigeração dos reactores foi desligado, fazendo com que três deles fundissem. O desastre levou a vários efeitos radioativos na atmosfera e na água. Parte da área no entorno da antiga usina permanece inabitável.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A bem da verdade e rejeitando a propaganda comercial enganosa, devo esclarecer que em momento algum ocorreu perigo para a população local. Assim, como também devo esclarecer -a bem da verdade – jamais ocorreu acidente nuclear no Japão, e que …”A crise atômica da usina de Fukushima, no Japão, desencadeada pelo terremoto e posterior tsunami que castigaram há seis anos o nordeste do arquipélago japonês, é considerada o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.”- pode ser entendida também, como propaganda comercial, de modo a obrigar os países que detém urânio, e outros minérios radioativos nos respectivos subsolos – parar de utilizá-los, de modo que permaneçam à disposição do mercado da energia nuclear, da indústria nuclear, aquela que movimenta, ilumina etc., o mundo desenvolvido.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …