Cientistas encontram vestígios de material nuclear de Fukushima em vinho californiano

Vinhos californianos produzidos nos anos seguintes ao desastre da usina nuclear de Fukushima contêm os isótopos da precipitação do acidente, informaram pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS).

Após o incidente na usina nuclear japonesa em 2011, especialistas da Organização Mundial da Saúde já afirmavam que partículas radioativas poderiam se espalhar para alimentos e bebidas fora do Japão.

Levando o alerta em consideração, pesquisadores do CNRS, em França, estudaram as amostras de vinhos tintos e rosés feitos a partir das uvas colhidas entre 2009 e 2012 e encontraram traços de césio-137, substância resultado da operação de um reator nuclear.

Os cientistas recorreram à espectrometria gama de baixo fundo para detectar os traços, pois o vinho continha quantidades muito baixas de isótopos. Segundo a pesquisa do CNRS, a quantidade de césio nas garrafas não apresenta perigo para a saúde humana e o nível de radioatividade do vinho era menor do que a natural.

A crise atômica da usina de Fukushima, no Japão, desencadeada pelo terremoto e posterior tsunami que castigaram há seis anos o nordeste do arquipélago japonês, é considerada o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Vários reatores da usina nuclear sofreram um colapso depois que uma enorme onda de tsunamis de 15 metros atingiu o local.

Na altura do tsunami, o sistema de refrigeração dos reactores foi desligado, fazendo com que três deles fundissem. O desastre levou a vários efeitos radioativos na atmosfera e na água. Parte da área no entorno da antiga usina permanece inabitável.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A bem da verdade e rejeitando a propaganda comercial enganosa, devo esclarecer que em momento algum ocorreu perigo para a população local. Assim, como também devo esclarecer -a bem da verdade – jamais ocorreu acidente nuclear no Japão, e que …”A crise atômica da usina de Fukushima, no Japão, desencadeada pelo terremoto e posterior tsunami que castigaram há seis anos o nordeste do arquipélago japonês, é considerada o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.”- pode ser entendida também, como propaganda comercial, de modo a obrigar os países que detém urânio, e outros minérios radioativos nos respectivos subsolos – parar de utilizá-los, de modo que permaneçam à disposição do mercado da energia nuclear, da indústria nuclear, aquela que movimenta, ilumina etc., o mundo desenvolvido.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Europa e EUA exigem que Rússia liberte Alexei Navalny

Detenção do ativista russo gera onda de condenações no Ocidente, sendo classificada como tentativa inaceitável de silenciar o crítico de Putin que foi alvo de envenenamento. Juiz determina prisão preventiva por 30 dias. A União Europeia, …

"O que vai curar a economia é a vacinação", diz economista do setor de comércio brasileiro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu a previsão de crescimento do setor mesmo com o início da vacinação. Para discutir a questão, a Sputnik Brasil conversou com Fábio Bentes, …

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …