Cientistas estão perto de criar exame de sangue universal para todos os tipos de câncer

Chama-se CancerSEEK e pode vir a revolucionar a luta contra o câncer. Os pesquisadores acreditam que este novo exame de sangue pode detectar oito tipos comuns de câncer com bastante antecedência.

Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, diz estar mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Segundo a BBC, o teste foi capaz de identificar oito tipos de câncer e considerado bem-sucedido em 70% casos.

Segundo o estudo publicado na última quinta-feira na revista Science, o novo teste, designado CancerSEEK, é realizado através de uma biopsia líquida, que permite acessar o material genético do tumor de forma não invasiva, recorrendo apenas a uma análise de sangue.

Através do novo teste, os cientistas conseguem procurar mutações em 16 genes – associadas à presença de um desses oito cânceres – e a oito proteínas – liberadas no sangue por tumores malignos.

Segundo o Expresso, a descoberta é classificada como “muito empolgante” pelo potencial de salvar milhares de vidas. Cristian Tomasetti, que integra a equipe da Faculdade de Medicina de Johns Hopkins, nos EUA, considera que a descoberta “pode vir a ter um enorme impacto na taxa de mortalidade por câncer”.

A equipe de pesquisadores desenvolveu a nova análise e a testou em 1.005 doentes oncológicos. Em 70% dos casos, conseguiu apurar a existência de cânceres no estômago, ovários, fígado, pâncreas, esófago, cólon, pulmão e mama antes de ser tarde demais.

As probabilidades de um câncer poder ser tratado aumentam quanto mais cedo for detectado e, até agora, não havia forma de detectar cinco dos oito tipos de câncer pesquisados.

“Vemos, pela primeira vez, um potencial de teste sanguíneo que pode detectar vários tipos de cânceres que, até agora, só eram diagnosticados muito tarde, quando surgiam os primeiros sintomas”, acrescentou à ABC News, Peter Gibbs, do Instituto Walter e Eliza, em Melbourne, que também integra a equipe.

Os cientistas vão agora testar a nova análise em 10 mil pessoas que não foram diagnosticadas com câncer. O caso que mais entusiasma os pesquisadores é o câncer do pâncreas, que tem poucos sintomas e, na maioria das vezes, é diagnosticado muito tarde.

Além disso, o teste poderá igualmente identificar os tipos de câncer que um doente pode ter tido no passado, o que não acontece com os atuais exames. Não havendo dúvidas da importância e da utilidade do CancerSEEK, a maior questão se prende agora ao preço.

“Suspeito que ronda os mil dólares ou algo assim, mas assim como acontece com a maioria das tecnologias, as coisas vão ficando mais baratas ao longo do tempo, pelo que temos esperança de que o preço baixe para poucas centenas de dólares”, refere Gibbs.

No entanto, Paul Pharoah, professor de epidemiologia do câncer na Universidade de Cambridge, citado pela BBC, defende a necessidade de haver mais pesquisa em torno deste novo teste.

“Demonstrar que um teste consegue detectar cânceres avançados não significa que este teste venha a ser útil na detecção de cânceres precoces e, menos ainda, os pressintomas de um câncer. A detecção de cânceres de nível 1 foi de apenas 40%”, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …

Ameaças de Biden contra Rússia terão consequências 'desastrosas' para EUA, diz NI

As recentes declarações hostis do presidente dos EUA, Joe Biden, contra a Rússia estimulam Moscou e Pequim a estabelecer aliança que acabaria sendo desastrosa para Washington, escreve The National Interest. Durante discurso ao Congresso dos EUA …