Cientistas estão perto de criar exame de sangue universal para todos os tipos de câncer

Chama-se CancerSEEK e pode vir a revolucionar a luta contra o câncer. Os pesquisadores acreditam que este novo exame de sangue pode detectar oito tipos comuns de câncer com bastante antecedência.

Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, diz estar mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Segundo a BBC, o teste foi capaz de identificar oito tipos de câncer e considerado bem-sucedido em 70% casos.

Segundo o estudo publicado na última quinta-feira na revista Science, o novo teste, designado CancerSEEK, é realizado através de uma biopsia líquida, que permite acessar o material genético do tumor de forma não invasiva, recorrendo apenas a uma análise de sangue.

Através do novo teste, os cientistas conseguem procurar mutações em 16 genes – associadas à presença de um desses oito cânceres – e a oito proteínas – liberadas no sangue por tumores malignos.

Segundo o Expresso, a descoberta é classificada como “muito empolgante” pelo potencial de salvar milhares de vidas. Cristian Tomasetti, que integra a equipe da Faculdade de Medicina de Johns Hopkins, nos EUA, considera que a descoberta “pode vir a ter um enorme impacto na taxa de mortalidade por câncer”.

A equipe de pesquisadores desenvolveu a nova análise e a testou em 1.005 doentes oncológicos. Em 70% dos casos, conseguiu apurar a existência de cânceres no estômago, ovários, fígado, pâncreas, esófago, cólon, pulmão e mama antes de ser tarde demais.

As probabilidades de um câncer poder ser tratado aumentam quanto mais cedo for detectado e, até agora, não havia forma de detectar cinco dos oito tipos de câncer pesquisados.

“Vemos, pela primeira vez, um potencial de teste sanguíneo que pode detectar vários tipos de cânceres que, até agora, só eram diagnosticados muito tarde, quando surgiam os primeiros sintomas”, acrescentou à ABC News, Peter Gibbs, do Instituto Walter e Eliza, em Melbourne, que também integra a equipe.

Os cientistas vão agora testar a nova análise em 10 mil pessoas que não foram diagnosticadas com câncer. O caso que mais entusiasma os pesquisadores é o câncer do pâncreas, que tem poucos sintomas e, na maioria das vezes, é diagnosticado muito tarde.

Além disso, o teste poderá igualmente identificar os tipos de câncer que um doente pode ter tido no passado, o que não acontece com os atuais exames. Não havendo dúvidas da importância e da utilidade do CancerSEEK, a maior questão se prende agora ao preço.

“Suspeito que ronda os mil dólares ou algo assim, mas assim como acontece com a maioria das tecnologias, as coisas vão ficando mais baratas ao longo do tempo, pelo que temos esperança de que o preço baixe para poucas centenas de dólares”, refere Gibbs.

No entanto, Paul Pharoah, professor de epidemiologia do câncer na Universidade de Cambridge, citado pela BBC, defende a necessidade de haver mais pesquisa em torno deste novo teste.

“Demonstrar que um teste consegue detectar cânceres avançados não significa que este teste venha a ser útil na detecção de cânceres precoces e, menos ainda, os pressintomas de um câncer. A detecção de cânceres de nível 1 foi de apenas 40%”, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …