Steve Wozniak, cofundador da Apple, ao lado de Alex Fielding, fundador da Ripcord, estão lançando a empresa Privateer Space, que irá atuar no setor espacial.
Se a descrição do negócio parece vaga, é porque a novidade foi anunciada em um tuíte enigmático de Wozniak, que trazia apenas um vídeo e uma mensagem que dizia que uma nova empresa espacial estava começando — e que “será diferente das outras”.
A publicação misteriosa foi feita neste domingo (12) e inclui um vídeo que ressalta a importância do trabalho em equipe para solucionar os problemas do mundo, um direcionamento diferente do que o nome Privateer (“corsário”, em inglês) sugere. A narração no vídeo da publicação destacou que não se trata de uma corrida, competição ou de um jogo, e que “não somos uma pessoa, uma empresa, uma nação; somos um planeta”, em meio a imagens de voos espaciais e de eventos causados pelas mudanças climáticas.
Segundo a descrição do vídeo, a Privateer Space está trabalhando para manter o espaço seguro e acessível a toda a humanidade. Enquanto novos detalhes não são anunciados, o máximo que podemos fazer no momento é especular sobre a atuação do negócio. Por exemplo, como Wozniak já deu apoio a iniciativas variadas, como ambientais e de softwares de código-aberto, faz sentido concluir que empresa dificilmente terá objetivos militares.
Felizmente, o mistério não irá durar muito tempo, já que novas informações sobre os planos da Privateer Space serão reveladas a um público privado, participante do Advanced Maui Optical and Space Surveillance Technologies (AMOS), no Havaí. O evento será realizado entre os dias 14 e 17 de setembro e tem o objetivo de discutir a conscientização situacional do espaço e do domínio espacial.
// Canaltech