Focado no patrimônio edificado e em monumentos históricos, o concurso fotográfico internacional Wiki Loves Monuments (WLM) acontece desde 2010, sempre no mês de setembro.
Em 2011, o WLM foi definido pelo Livro Guiness dos Recordes como o maior concurso de fotos do mundo.
A premiação é organizada através de etapas locais, com a competição de fotos de uma mesma nacionalidade. Posteriormente, concorrem em uma etapa internacional as 10 melhores fotos de cada país.
O Brasil estreou no concurso em 2015, quando 411 fotógrafos enviarem mais de quatro mil imagens.
A edição de 2016 está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (30/9). Haverá premiação para as três melhores fotos brasileiras – os vencedores serão anunciados até o dia 31/10.
O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) disponibilizou uma lista com aproximadamente 300 bens tombados em todo o estado de São Paulo para auxiliar os interessados em participar do concurso.
A página do prêmio também compila vários outros locais tanto em São Paulo como nos outros 26 estados brasileiros, que vão de conjuntos urbanos e arquitetônicos a edificações e acervos.
Na capital paulista, por exemplo, lugares bastante conhecidos estão entre os pontos que podem ter fotografias inscritas, como o Parque do Ibirapuera, a Pinacoteca do Estado e o Memorial da América Latina, entre muitos outros.
Bens tombados menos conhecidos também podem ser representados, como o Terreiro Aché Ilé Obá, no Jabaquara.
Para mais informações sobre a premiação e o regulamento do concurso, acesse a página do Wiki Loves Monuments 2016/Brasil e o Facebook do concurso.