Concurso premia melhores fotos de monumentos históricos do Brasil e do mundo

Ciro Amado / Wikimedia

A imagem que retrata o Elevador Lacerda, em Salvador (BA), terminou o WLM 2015 Brasil em terceiro lugar.

A imagem que retrata o Elevador Lacerda, em Salvador (BA), terminou o WLM 2015 Brasil em terceiro lugar.

Focado no patrimônio edificado e em monumentos históricos, o concurso fotográfico internacional Wiki Loves Monuments (WLM) acontece desde 2010, sempre no mês de setembro.

Em 2011, o WLM foi definido pelo Livro Guiness dos Recordes como o maior concurso de fotos do mundo.

A premiação é organizada através de etapas locais, com a competição de fotos de uma mesma nacionalidade. Posteriormente, concorrem em uma etapa internacional as 10 melhores fotos de cada país.

O Brasil estreou no concurso em 2015, quando 411 fotógrafos enviarem mais de quatro mil imagens.

A edição de 2016 está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (30/9). Haverá premiação para as três melhores fotos brasileiras – os vencedores serão anunciados até o dia 31/10.

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) disponibilizou uma lista com aproximadamente 300 bens tombados em todo o estado de São Paulo para auxiliar os interessados em participar do concurso.

A página do prêmio também compila vários outros locais tanto em São Paulo como nos outros 26 estados brasileiros, que vão de conjuntos urbanos e arquitetônicos a edificações e acervos.

Na capital paulista, por exemplo, lugares bastante conhecidos estão entre os pontos que podem ter fotografias inscritas, como o Parque do Ibirapuera, a Pinacoteca do Estado e o Memorial da América Latina, entre muitos outros.

Bens tombados menos conhecidos também podem ser representados, como o Terreiro Aché Ilé Obá, no Jabaquara.

Para mais informações sobre a premiação e o regulamento do concurso, acesse a página do Wiki Loves Monuments 2016/Brasil e o Facebook do concurso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma …

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …