Brasil tem 4 restaurantes entre os 100 melhores do mundo

apegaperu / Flickr

Chef Alex Atala, restaurante D.O.M.

Chef Alex Atala, restaurante D.O.M.

Saiu a lista dos melhores restaurantes do mundo, The World’s 50 Best, da revista Restaurant, um ranking de 50 entre os 100 mais votados.

O Brasil emplacou 4 casas nesta edição, que entregou os prêmios em Melbourne, na Austrália, na última quarta-feira. O ranking The World’s 50 Best é criado com os votos da Academia dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, um grupo de mais de 1.000 líderes internacionais da comunidade gastronômica.

O restaurante brasileiro D.O.M, do célebre chef Alex Atala, figura entre os 20 melhores, porém, perdeu posições (da 11ª para a 16ª no ranking), em relação a edição de 2016 da revista.

A boa notícia fica com a entrada do carioca Lasai (76ª colocação), de propriedade do chef Rafael Costa e Silva, o Rafa, como é mais conhecido.

Após morar quase dez anos fora do Brasil, entre País Basco e Nova Iorque, Rafa voltou ao país para abrir sua própria cozinha, baseada em produtos locais do Estado do Rio de Janeiro. Por trabalhar de perto com produtores e pescadores locais, Rafa criou um menu baseado na sazonalidade e disponibilidade de suas hortas.

Outro estreante é o restaurante Maní (81ª posição), de São Paulo, que tem a chef Helena Rizzo à frente da cozinha. Quem fecha a lista brasileira, na 100 ª posição, é o carioca Olympe, do chef Claude Troisgros.

10 melhores

O restaurante nova-iorquino Eleven Madison Park, comandado por Daniel Humm, foi proclamado o melhor do mundo em 2017, segundo o ranking.

O italiano Osteria Francescana, de Massimo Botura, só durou um ano como número um e caiu para a segunda posição, com o título de Melhor Restaurante da Europa.

El Celler de Can Roca, da Espanha, caiu da 2a para a 3a colocação, mas com outra honra: o Prêmio à Arte da Hospitalidade. O número quatro do ranking, depois de um grande salto, é o restaurante Mirazur, de Mauro Colagreco, ítalo-argentino sediado na França.

E uma ascensão prevista: o Central, restaurante de Lima do peruano Virgilio Martínez, subiu para a 5a colocação e com o reconhecimento dos colegas, com o prêmio “Chefs Choice”. No privilegiado grupo dos top ten desta lista aparece o basco Bittor Arginzoniz, que subiu ao 6º lugar depois de ganhar quatro posições com seu Etxebarri.

O restaurante Mugaritz, comandando por Andoni Luis Aduriz, voltou à lista dos top ten, mas apesar de permanecer entre a elite das elites, perdeu a posição número sete alcançada no ano passado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …