Brasil tem 4 restaurantes entre os 100 melhores do mundo

apegaperu / Flickr

Chef Alex Atala, restaurante D.O.M.

Chef Alex Atala, restaurante D.O.M.

Saiu a lista dos melhores restaurantes do mundo, The World’s 50 Best, da revista Restaurant, um ranking de 50 entre os 100 mais votados.

O Brasil emplacou 4 casas nesta edição, que entregou os prêmios em Melbourne, na Austrália, na última quarta-feira. O ranking The World’s 50 Best é criado com os votos da Academia dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, um grupo de mais de 1.000 líderes internacionais da comunidade gastronômica.

O restaurante brasileiro D.O.M, do célebre chef Alex Atala, figura entre os 20 melhores, porém, perdeu posições (da 11ª para a 16ª no ranking), em relação a edição de 2016 da revista.

A boa notícia fica com a entrada do carioca Lasai (76ª colocação), de propriedade do chef Rafael Costa e Silva, o Rafa, como é mais conhecido.

Após morar quase dez anos fora do Brasil, entre País Basco e Nova Iorque, Rafa voltou ao país para abrir sua própria cozinha, baseada em produtos locais do Estado do Rio de Janeiro. Por trabalhar de perto com produtores e pescadores locais, Rafa criou um menu baseado na sazonalidade e disponibilidade de suas hortas.

Outro estreante é o restaurante Maní (81ª posição), de São Paulo, que tem a chef Helena Rizzo à frente da cozinha. Quem fecha a lista brasileira, na 100 ª posição, é o carioca Olympe, do chef Claude Troisgros.

10 melhores

O restaurante nova-iorquino Eleven Madison Park, comandado por Daniel Humm, foi proclamado o melhor do mundo em 2017, segundo o ranking.

O italiano Osteria Francescana, de Massimo Botura, só durou um ano como número um e caiu para a segunda posição, com o título de Melhor Restaurante da Europa.

El Celler de Can Roca, da Espanha, caiu da 2a para a 3a colocação, mas com outra honra: o Prêmio à Arte da Hospitalidade. O número quatro do ranking, depois de um grande salto, é o restaurante Mirazur, de Mauro Colagreco, ítalo-argentino sediado na França.

E uma ascensão prevista: o Central, restaurante de Lima do peruano Virgilio Martínez, subiu para a 5a colocação e com o reconhecimento dos colegas, com o prêmio “Chefs Choice”. No privilegiado grupo dos top ten desta lista aparece o basco Bittor Arginzoniz, que subiu ao 6º lugar depois de ganhar quatro posições com seu Etxebarri.

O restaurante Mugaritz, comandando por Andoni Luis Aduriz, voltou à lista dos top ten, mas apesar de permanecer entre a elite das elites, perdeu a posição número sete alcançada no ano passado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …

Joe Biden empossado 46.º Presidente dos EUA

Joe Biden tomou posse, esta quarta-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris foi empossada a primeira vice-presidente norte-americana. No seu discurso, Biden disse que "este é o dia da América, da democracia …

Covid-19: Brasil deve enfrentar pior fase da pandemia nas próximas semanas

Nos últimos dias, a pandemia no Brasil foi marcada por imagens de dor e de esperança. De um lado, a falta de oxigênio em Manaus mostrou a tragédia causada pela falta de coordenação contra a …