Conheça a vodka feita de ‘nada’, produzida a partir de energia solar, água e CO2

Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio e até ervas.

E se a gente te contasse que um grupo de empreendedores conseguiu criar uma vodka feita de nada? Este não é mais um episódio da sua série preferida de ficção científica, mas a mais pura realidade. Pesquisadores da Air Co conseguiram produzir uma vodka feita de água, energia solar e CO2.

Para conseguir este feito, os pesquisadores utilizaram uma pequena máquina movida a energia solar para extrair CO2 do ar para que o gás pudesse ser dividido em carbono e oxigênio. Depois de separar as moléculas, elas foram misturadas com água sobre um catalisador à base de metal, que gerou o etanol puro.

Stafford Sheehan – eletroquímico e co-fundador da empresa, resumiu o processo criado por ele: “O processo usa os mesmos princípios que a fotossíntese nas plantas, mas de forma mais eficiente“. Depois de criado o etanol puro, ele foi destilado, até que o resultado fosse uma vodka como qualquer outra, com volume alcóolico de 40%.

Além disso, o processo utilizado por eles não emite gases de efeito estufa e o álcool é mais puro que as vodkas tradicionais, pois não requer destilação para remover todas as impurezas dos grãos, leveduras ou processos de fermentação.

A tecnologia ecológica da empresa já recebeu prêmios de empresas como a NASA. Baseada em Nova York, por enquanto a vodka está sendo vendida em bares e restaurantes da cidade, ou em alguns mercados específicos por U$ 65,00. Sem açúcar, carboidratos, glúten ou impurezas, esta é definitivamente a bebida do futuro!

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …