Aplicativo “Comida Invisível” combate o desperdício de alimentos através da geolocalização

A ideia do “Tinder de comida” é conectar restaurantes, bares, hotéis, bufetes e pequenos mercados a creches, ONGs e até pessoas físicas que precisam de alimentos por meio de geolocalização.

O aplicativo Comida Invisível funciona assim: quem quer doar alimentos próprios para o consumo, mas sem valor comercial, cadastra-se no aplicativo e informa o que tem, indicando a validade, data e a forma de entrega.

Feito isso, a doação aparece como disponível para as entidades interessadas, que distribuem ou preparam comida nas proximidades. Se a doação for aceita, o doador confirma se fará a entrega ou se vai aguardar a retirada.

A advogada Daniela Leite, o jornalista Sergio Ignácio e a publicitária Flavia Vendramin são as mentes por trás do aplicativo, que leva o mesmo nome da organização que eles criaram há dois anos.

A organização tem dois objetivos: dar um destino correto a alimentos que iriam para o lixo e conscientizar as pessoas para evitar o desperdício, com oficinas, cursos, palestras e treinamentos em empresas.

O Comida Invisível já está disponível para Android e, em breve, para iOS.

Termo de responsabilidade

As transações dos alimentos são regulamentadas por normas para que a doação se concretize. Quem recebe o alimento deve se comprometer a manipulá-lo de forma adequada e responsável.

Para se cadastrar, as partes precisam passar por um treinamento online sobre armazenamento e preparo de alimentos, segundo normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O aplicativo nao funciona. Acabei de baixar e depois que coloquei login e senha o mesmo pergunta se quer doar ou receber, cliquei em receber pois necessito de doação de alimentos, pois estou desempregado e sem ter como comprar generos alimentícios para prover minha própria manutenção, dai então quando vc seleciona quero receber o aplicativo fornece um cadastro, eu faço o mesmo e nada acontece, o mesmo nao vai pra frente nem pra tras. Sabia que quando a esmola é grande, o santo com certeza deve desconfiar…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …