Coreia do Norte faz segundo teste de mísseis em uma semana

(dv) KCNA / YONHAP

Teste de um míssil balístico norte-coreano Pukguksong-2

Lançamentos ocorrem dias depois de Pyongyang testar dois projéteis, que, segundo o regime, foram um “aviso” aos sul-coreanos por causa da realização de exercícios militares conjuntos com os EUA.

As autoridades da Coreia do Sul anunciaram que a Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira (31/07) dois mísseis balísticos de curto alcance a partir da costa oriental do país. Os lançamentos ocorrem dias depois de Pyongyang testar dois mísseis similares, visando pressionar a Coreia do Sul e os EUA a suspenderem exercícios militares conjuntos.

De acordo com o Estado-maior conjunto sul-coreano, o primeiro míssil balístico foi lançado às 05h06 (horário local) e o segundo, 21 minutos depois.

Os dois projéteis alcançaram uma altura de 30 quilômetros e percorreram cerca de 250 quilômetros antes de cair no mar, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que citou dados oficiais.

Este é o segundo teste de mísseis balísticos em menos de uma semana. Na quinta-feira passada, o regime de Pyongyang lançou dois foguetes, também a partir da costa oriental, com uma trajetória de cerca de 600 quilômetros.

Os testes foram supervisionados pelo ditador norte-coreano, Kim Jong-un, noticiaram meios de comunicação da Coreia do Norte.

O ministro da Defesa sul-coreano, Jeong Kyeong-doo, afirmou que os últimos projéteis disparados são de um tipo diferente dos mísseis lançados anteriormente, sem citar detalhes.

Os testes ocorrem depois da reunião histórica de 30 de junho entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na fronteira entre as duas Coreias, onde decidiram relançar o processo de desnuclearização da península coreana.

“As ações da Coreia do Norte não ajudam a aliviar as tensões militares nem ajudam a manter o clima para as conversas que estão sendo encaminhadas”, disse o ministro do Exterior da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha a repórteres em Seul, antes de partir para um fórum de segurança do Sudeste Asiático, realizado em Bangkok.

Trump e Pompeo minimizaram os lançamentos da semana passada. Pompeo continuou expressando esperança de sucesso nas negociações com a Coreia do Norte.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …