Governo de SP diz que Coronavac é eficaz, mas adia divulgação de dados

PAHO / WHO

Instituto Butantan e governo paulista dizem que vacina supera exigência mínima de 50% de eficácia, mas evitam divulgar percentual exato, sob justificativa que laboratório chinês pediu prazo maior para unificar dados.

O governo de São Paulo e o Instituto Butantan anunciaram nesta quarta-feira (23/12) que a vacina contra covid-19 CoronaVac, produzida pelo laboratório paulista em parceria com a chinesa SinoVac, apresentou segurança e atingiu o índice mínimo de eficácia exigido pelas agências regulatórias (50%). No entanto, o percentual exato de eficácia não foi divulgado.

A falta de dados específicos sobre a Coronavac contrariou um anúncio prévio do governo paulista, que havia prometido a divulgação hoje. Foi o quarto adiamento do tipo. Anteriormente, o governo já havia manifestado que revelaria os dados em outubro e depois divulgou dois prazos diferentes em dezembro. A justificativa desta vez foi de que a Sinovac solicitou a base de dados para mais análises.

Segundo o governo de São Paulo, a empresa chinesa quer unificar e equalizar os dados com ensaios feitos na Turquia e Indonésia, com o objetivo de evitar a divulgação de índices diferentes. O prazo máximo previsto é de 15 dias. Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só deve receber os dados para registro após o fim desse processo. Inicialmente, o governo paulista também havia anunciado que entraria com o pedido de registro em 23 de dezembro. Agora, o prazo deve ficar para janeiro.

“Essa solicitação da Sinovac tem respaldo no contrato e só podemos divulgar esse número em conjunto. E vamos fazer no tempo oportuno. Esperamos que seja o mais rápido possível”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. “Essa base de dados foi transferida na manhã de hoje, para que eles possam proceder essa análise o mais rapidamente possível. Solicitaram o prazo de 15 dias para que isso aconteça, mas acreditamos piamente que essa data será adiantada”, disse Covas.

Já o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a vacina atingiu a “superioridade de eficácia” exigida “tanto pela Anvisa quanto pela OMS”, ou seja uma eficácia superior a 50%. Questionado por jornalistas se o adiamento da divulgação dos resultados estava ocorrendo por causa de uma decepção com os resultados, Gorinchteyn negou algo nesse sentido. Ele afirmou que o objetivo sempre foi que uma eficácia que superasse 50%. “Se fosse 51% para nós já era importante, principalmente no momento em que vivemos uma crise sanitária”, disse.

Apesar do novo adiamento, o Butantã e o governo paulista continuam a afirmar que o cronograma de vacinação no estado não será alterado. A previsão é que vacinação seja iniciada em 25 de janeiro.

Após a entrega dos dados, a Anvisa estima que precisará de até dez dias para uma avaliação de uso emergencial. Já um registro definitivo tem prazo máximo de análise de 60 dias, que pode ser eventualmente apressado com uma análise contínua dos resultados das fases anteriores de testes, algo que o Butantan afirma que já está sendo feito. De acordo com o governo paulista, o Butantan já tem mais de 3 milhões de doses da Coronavac finalizadas para uso imediato após a aprovação.

A Coronavac está no centro de uma guerra política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Doria. O governador paulista negociou a acima diretamente com os chineses, diante da falta de ação do governo federal. Bolsonaro não disfarça sua má vontade com o imunizante promovido pelo adversário político. Em outubro, ele chegou a desautorizar publicamente Eduardo Pazuello após o ministro da Saúde manifestar a intenção de comprar milhões de doses da Coronavac.

Bolsonaro também tem agido para reforçar a desconfiança contra outras vacinas, como a Pfizer/BioNTech, e já disse que não pretende se imunizar. Nesta quarta-feira, ele afirmou que a “melhor vacina é o vírus”, que já deixou mais de 180 mil mortos no Brasil. “Eu tive a melhor vacina, foi o vírus”, disse o presidente. “Sem efeito colateral.”

Seus apoiadores também têm espalhado boatos delirantes sobre as vacinas, afirmando que elas podem até mudar o DNA. A demora do governo de São Paulo em divulgar resultados deve ser provavelmente explorada nos próximos dias pelos apoiadores do presidente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …