Covid-19 obriga zoológico no Canadá a devolver pandas para China

Restrições ao tráfego aéreo interrompem fornecimento de bambu necessário para alimentar os animais, que consomem 40 quilos da planta por dia. Zoológico diz que devolução é a única alternativa para o bem dos pandas.

As restrições ao tráfego aéreo ocasionadas pela covid-19 levaram o zoológico de Calgary, no Canadá, a anunciar nesta quinta-feira que devolverá dois pandas que tinha emprestado da China, devido à dificuldade de conseguir alimento suficiente para os animais.

Com a diminuição dos voos, o local enfrenta problemas para receber a quantidade de bambu necessária para alimentar os pandas. Rara no Canadá, a planta precisa ser importada para abastecer o local.

O diretor do zoológico de Calgary, Clement Lanthier, disse que o local passou meses tentando superar as barreiras de transporte na aquisição de bambu fresco e, diante das dificuldades, decidiu que o melhor para os animais é retornar à China, onde sua principal fonte de alimento é abundante.

“Eles são exigentes. Há uma razão pela qual são ameaçados de extinção. Eles precisam de bambu. Eles comem bambu e dormem, é tudo o que fazem”, disse Lanthier. Ele contou que o zoológico tinha um plano de contingência para manter o fornecimento da planta, mas as limitações de voos para a China foram o primeiro problema, depois vieram as dificuldades do transporte da Califórnia, com a carga chegando vencida.

“A cada dez dias, surgem mais e mais problemas. Esse risco é inaceitável”, acrescentou o diretor. “Não podemos arriscar de não sermos capazes de fornecer o melhor atendimento aos pandas. Para outras espécies, há opções. Está na hora dos pandas voltarem para casa”.

Os pandas têm necessidades nutricionais únicas e 99% de sua dieta é composta de bambu fresco. Adultos consomem cerca de 40 quilos da planta por dia. Diferente do Canadá, em outros países, onde há pandas em zoológicos, como na França, Espanha e algumas partes da Ásia, o bambu pode ser cultivado localmente.

Lanthier informou ainda que a decisão foi um choque para o governo chinês e ressaltou que os animais são um dos maiores atrativos do zoológico, mas não havia outra opção.

Os pandas Er Shun e Da Mao chegaram em Calgary em 2018, depois de passar cinco anos no zoológico de Toronto. Eles deveriam ficar no local até 2023, segundo o previsto no contrato de empréstimo assinado com a China.

A data para o retorno dos animais ainda não foi determinada, mas Lanthier esperava que ocorra em breve para o bem dos animais. Ameaçados, estima-se que apenas cerca 2 mil pandas selvagens existam no mundo. Outros cerca de 400 vivem em zoológicos ao redor do mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …