Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

USACE Europe District / Flickr

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de seu comitê de vacinas, para analisar o pedido, será realizada em 10 de dezembro.

O laboratório americano Pfizer e a parceira alemã BioNTech pediram a aprovação da vacina na sexta-feira (20). Diante do avanço da Covid-19, que contaminou mais de 12 milhões de pessoas no país, os Estados Unidos devem iniciar um programa de vacinação no início de dezembro. A expectativa é que a imunidade coletiva seja alcançada em maio.

O pedido da Pfizer/BioNTech foi feito há vários dias, após a divulgação dos resultados do teste clínico iniciado em julho com 44.000 voluntários em vários países. Os resultados mostraram que a vacina teria uma eficácia de 95% contra a covid-19, sem efeitos colaterais graves.

A decisão de autorizar ou não a vacina, porém, dependerá dos cientistas da FDA e o aval poderá ser dado na primeira quinzena de dezembro. “Nosso plano é poder enviar as vacinas aos locais de vacinação dentro das 24 horas posteriores à aprovação” pela FDA, disse Moncef Slaoui, chefe da agência, à CNN.

O alto funcionário também disse que espera que, assim que lançada a campanha de vacinação em massa, o país possa alcançar a “imunidade coletiva” em maio.

“Normalmente, com o nível de eficácia que temos (95%), imunizar aproximadamente 70% da população geraria uma verdadeira imunidade coletiva. Provavelmente acontecerá em maio, ou perto disso, dependendo de nossos planos”, disse.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pelo vírus em termos absolutos, com 255.800 mortes por Covid-19. A epidemia está fora de controle e o número de novos casos diários está disparando (quase 164.000 no sábado). O número total de contágios supera os 12 milhões, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Tratamentos

Outro motivo esperançoso para os americanos é a autorização de um tratamento da empresa Regeneron, usado pelo presidente Donald Trump. “Autorizar esses tratamentos com anticorpos monoclonais pode ajudar os pacientes ambulatoriais a evitar a hospitalização e aliviar a carga de nosso sistema de saúde”, afirmou no sábado Stephen Hahn, comissário da FDA.

O presidente da Regeneron, Leonard Schleifer, acredita que a decisão representa “um importante passo na luta contra a Covid-19, já que os pacientes de alto risco nos Estados Unidos terão acesso a um tratamento promissor durante o estado inicial da infecção”.

De acordo com a FDA, o tratamento com REGEN-CoV2, uma combinação de dois anticorpos fabricados em laboratório, reduz as hospitalizações ou visitas às salas de emergência de pacientes infectados pela Covid-19 com doenças secundárias ou “comorbidades”.

Esses anticorpos imitam a maneira de agir do sistema imunológico depois de contrair a Covid-19, bloqueando a ponta do vírus, a proteína Spike, que o permite penetrar nas células.

A Regeneron recebeu mais de US$ 450 milhões em investimento do governo americano para o desenvolvimento de tratamentos para lutar contra a Covid-19 como parte da operação “Warp Speed”, criada por Donald Trump para imunizar a população americana o quanto antes.

Itália lança campanha em janeiro

A Itália, onde a pandemia matou mais de 48.000 pessoas, lançará uma “campanha de vacinação sem precedentes” no final de janeiro, começando com os cidadãos mais expostos à pandemia, anunciou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, no sábado.

A Covid-19 já matou pelo menos 1.381.000 pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019. Mais de 58 milhões de casos foram oficialmente registrados em todo o mundo.

Na Europa, as restrições impostas à população em muitos países para lidar com a segunda onda da epidemia estão começando a surtir efeito. Na França, onde o número de novos casos, mortes e internações em terapia intensiva está diminuindo, as autoridades acreditam que o pico da segunda onda foi ultrapassado. Em Paris, a campanha de vacinação pode começar em janeiro.

O governo britânico confirmou no sábado que o isolamento de quatro semanas na Inglaterra não se estenderá além de 2 de dezembro, quando voltará a um sistema de restrições locais. Já Portugal decidiu no sábado “reforçar” as restrições para conter a epidemia, principalmente com o fechamento de escolas e repartições públicas na segunda-feira 30 de novembro e em 7 de dezembro, ambas datas vésperas de feriados.

A pandemia também esteve no centro das discussões da cúpula virtual do G20, que começou no sábado em Riade. Os líderes mundiais prometeram no domingo “não poupar esforços” para garantir o acesso equitativo às vacinas covid-19, embora tenham anunciado poucas medidas concretas.

“Apoiamos totalmente todos os esforços de colaboração”, afirmaram na declaração final da cúpula, referindo-se aos mecanismos de combate ao vírus coordenados pela OMS. Eles também se comprometeram a “atender às necessidades financeiras globais restantes”, como as dos países pobres cujas economias foram devastadas pela crise sanitária.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …