Vacinação contra a Covid-19 será obrigatória em voos da companhia aérea australiana Qantas

A vacina contra a Covid-19 ainda não está pronta, mas as companhias aéreas já começam a se preparar. É o caso da australiana Qantas, que anunciou a futura exigência de um certificado de vacinação contra o coronavírus em seus voos internacionais.

A decisão da companhia aérea Qantas de, no futuro, aceitar em seus voos apenas passageiros vacinados contra a Covid-19 foi anunciada da noite de segunda-feira (23) por seu presidente, Alan Joyce. Segundo ele, a obrigatoriedade entrará em vigor logo que a vacina estiver disponível à população.

“Pensamos em mudar nossas condições de utilização para os viajantes internacionais, para informá-los que pedimos às pessoas que se vacinem antes de subir em nossos aviões“, afirmou, em entrevista ao canal de TV Channel Nine. “Para os voos domésticos, vamos ver o que acontecerá com a Covid-19. Mas para os passageiros internacionais que chegarem à Austrália e para as pessoas que deixam o país, pensamos que [a vacinação] é uma necessidade”, reiterou.

A companhia australiana pode ter sido a primeira a anunciar a exigência, mas não deve ser a única. Segundo Joyce, outras empresas devem tomar a mesma decisão em breve.

“Conversei com meus colegas de outras companhias aéreas pelo mundo e eu penso que essa será uma medida generalizada“, ratificou. “Estamos vendo se é possível ter uma espécie de passaporte eletrônico de vacinação, que certifica que tipo de vacina você recebeu e se ela é aceita no país para o qual você irá”, explicou o presidente da Qantas.

Devido ao impacto brutal que a pandemia teve no tráfego aéreo, a Qantas cortou 8.500 empregos e tem mais de 200 aeronaves em solo. Outras companhias aéreas, como a Virgin Australia, a Latam e a Flybe entraram em colapso.

No entanto, muitas empresas, como a Korea Air e a Japan Airlines, acreditam que ainda seja cedo para pensar em futuras exigências, quando a vacina contra a Covid-19 estiver disponível em larga escala. Por isso, preferem esperar antes de anunciar qualquer decisão.

Austrália pode exigir vacinação a quem chegar de fora

A Austrália, no entanto, prefere se preparar com meses de antecedência, já que o governo prevê que seus cidadãos poderão ter acesso à vacina a partir de março de 2021. Por isso, as autoridades já trabalham com a possibilidade de exigir a vacinação a qualquer um que chegar ao país.

Segundo o secretário australiano da Saúde, Greg Hunt, uma decisão oficial sobre a questão só será anunciada quando a vacina estiver pronta. No entanto, ele deixou a entender que o governo poderá exigir, no futuro, a vacinação ou um isolamento estrito de duas semanas para entrar no país.

A Austrália fechou suas fronteiras desde março para combater a pandemia do coronavírus. Dezenas de milhares de australianos estão bloqueados no exterior por causa disso: o governo só autoriza o retorno de um número limitado de seus cidadãos a cada semana.

Apesar de drástica, a política de luta contra a Covid-19 parece ter trazido bons resultados na Austrália. Desde que a epidemia foi declarada, o país registrou apenas 907 mortes e pouco mais de 27.800 casos da doença.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …