Cresce a desconfiança nas instituições no Brasil, segundo Datafolha

A confiança dos brasileiro nas instituições públicas sofreu uma queda generalizada desde julho de 2019, com a maior piora ocorrendo na avaliação da Presidência da República, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (25/09).

Também houve aumento da desconfiança em relação à imprensa, às grandes empresas brasileiras e às redes sociais.

A Presidência da República, hoje exercida por Jair Bolsonaro, sofria a desconfiança de 31% da população em julho de 2019, quando ocorreu o último levantamento do Datafolha sobre o tema. Agora, 50% responderam que não confiam nessa instituição, alta de 19 pontos percentuais.

Os que confiam muito na Presidência eram 28% na pesquisa anterior e hoje são 16%, e os que confiam pouco passaram de 40% para 33%.

A pesquisa foi realizada em 13 a 15 de setembro e ouviu presencialmente 3.667 pessoas em 190 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

As Forças Armadas, que tradicionalmente são a instituição com o maior grau de confiança da população e têm grande identidade com o governo Bolsonaro, com generais da ativa e da reserva em cargos de alto escalão, também sofreu queda na confiança, mas pequena.

Em julho 2019, 19% não confiavam nas Forças Armadas, e agora o percentual é de 22%. A fatia dos que confiam muito nos militares caiu de 42% para 37%, e a dos que confiam pouco oscilou de 38% para 39%.

O Congresso Nacional também viu a desconfiança da população crescer contra si, de 45% para 49%. O percentual dos que confiam muito no Congresso caiu de 7% para 4%, e os de que confiam pouco manteve-se estável em 46%.

O maior grau de desconfiança se dá com os partidos políticos: 61% dos respondentes não confiam neles, alta de três pontos percentuais comparado ao levantamento anterior. Apenas 3% confiam muito nos partidos, contra 4% da última pesquisa, e 35% responderam que confiam pouco, queda de um ponto percentual.
Sistema de Justiça também sofre desgaste

As diferentes instituições que formam o sistema de Justiça também enfrentaram queda da confiança nesse período.

A desconfiança no Supremo Tribunal Federal, alvo de constantes ataques de Bolsonaro e de seu entorno, cresceu de 33% para 38%. A parcela dos que confiam muito na Corte caiu de 17% para 15%, os do que confiam pouco de 47% para 44%.

O Poder Judiciário como um todo sofria da desconfiança de 26% na pesquisa anterior, e agora pontua 31% nesse quesito. Os que desconfiam do Ministério Público eram 23% na pesquisa anteriores, e hoje são 30%, alta de sete pontos percentuais.
Imprensa, redes sociais e grandes empresas

A parcela dos que não confiam na imprensa também teve leve alta, de 30% para 32% Já os que confiam muito na imprensa caíram de 21% para 18%, e os que confiam pouco mantiveram-se estáveis em 48%.

A pesquisa perguntou ainda como os brasileiros avaliam as redes sociais, e 53% responderam que não confiam nelas, alta de sete pontos percentuais comparado com julho de 2019. Os que confiam muito nas redes sociais são 6%, queda de três pontos percentuais, e os que confiam pouco são 40%, dois pontos percentuais a menos do que a pesquisa anterior.

As grandes empresas brasileiras também perderam parte da confiança da população. Em julho de 2019, 24% desconfiavam nela, e hoje são 29%. A parcela dos que confiam muito nas grandes empresas caiu de 22% para 17%, e a dos de que confiam pouco de 53% para 51%.

Ciberia // DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …