Crianças e chimpanzés compartilham linguagem em comum

(cc) KISSPNG

Os Três Macacos Sábios: não ouça o mal, não veja o mal, não diga o mal

Segundo uma nova investigação, crianças ainda na fase pré-fala e chimpanzés usam cerca de 90% dos mesmo gestos físicos. A descoberta lança uma nova luz sobre a comunicação dos primatas.

A pesquisa, publicada em 8 de setembro na Animal Cognition, é a primeira a classificar os gestos criados por crianças através da mesma técnica utilizada na classificação de gestos de outros primatas, como chimpanzés.

Os resultados demonstraram que crianças entre 12 e 24 meses usam cerca de 90% dos mesmos gestos utilizados por chimpanzés jovens e adultos. Os gestos incluem os abraços, os saltos ou pulos, o pisar e o arremesso de objetos.

Segundo os pesquisadores, a existência desta semelhança sugere que os gestos das crianças são comportamentos inatos – um legado do compartilhamento em comum na história evolutiva.

Os autores do estudo esperavam expor as semelhanças e as diferenças na forma como as crianças humanas usam os gestos em comparação com os primatas, na esperança de desvendar novos caminhos no desenvolvimento da comunicação humana.

“Sabendo que os chimpanzés e os humanos compartilharam um ancestral comum há cerca de 5 ou 6 milhões de anos, quisemos saber se a nossa história evolucionária de comunicação também se refletiu no desenvolvimento humano”, afirmou Verena Kersken, cientista na Universidade de Gottingen e autora do estudo.

No estudo, os pesquisadores observaram os gestos das crianças nas próprias casas ou nas creches, juntos dos seus amigos, familiares ou educadores.

Na observação, foram analisadas 13 crianças, 6 na Alemanha e 7 em Uganda. O fato de terem sido escolhidas culturas tão diferentes não é casual, e o objetivo neste método serviria para “diminuir a predisposição do impacto cultural e da língua nativa nos primeiros gestos”, lê-se no documento.

Já os chimpanzés analisados tinham idades entre 1 e 51 anos, e foram observados no seu habitat natural, na floresta Budongo, em Uganda.

Os macacos selvagens, não sendo portadores de uma linguagem vocal, utilizam cerca de 80 gestos diferentes que foram recolhidos do dicionário online Great Ape Dictionary, que ajuda a desvendar o significado da linguagem desses mamíferos.

“Chimpanzés, gorilas e orangotangos, todos usam gestos para se comunicar no dia a dia, mas até o momento faltava um primata em toda a equação: nós“, explicou Catherine Hobaiter, autora sênior da pesquisa e cientista na Escola de Psicologia e Neurociência da Universidade de St. Andrews.

“Usamos a mesma abordagem para estudar chimpanzés e crianças, o que faz sentido – as crianças são apenas macacos pequenos“, revelou.

Os gestos documentados nas crianças incluem levantar braços, pisões, palmas, abraços, balançar a cabeça, segurar objetos, entre outros, num total de 52 gestos diferentes dos quais 46, ou 89%, também foram documentados nos chimpanzés. Assim como os macacos, as crianças usaram os gestos isoladamente ou em uma sequência para exprimir seus desejos.

“Achávamos que iríamos encontrar um ou outro gesto semelhante, mas estamos fascinados por encontrar tantos gestos de chimpanzés nos gestos das crianças”, contou Hobaiter.

Quanto às diferenças, o estudo indica que as crianças teriam usado com mais frequência gestos de apontar – coisa que os macacos têm muita dificuldade e até cães e lobos o fazem com mais distinção. Curiosamente, o gesto de balançar a mão em forma de cumprimento ou de despedida aparentou ser um gesto distintamente humano.

Apesar das grandes diferenças entre o homem e o macaco, a pesquisa mostra que o ser humano reteve algum dos comportamentos compartilhados anteriormente com os primatas e que são visíveis no início do nosso desenvolvimento.

Os pesquisadores também adiantaram que os gestos desempenham uma tarefa importante naquilo que será, depois, o desenvolvimento da linguagem verbal.

No futuro, a equipe que desenvolveu o estudo afirma que gostaria de repetir a pesquisa mas com um maior número de crianças, em um espectro ainda mais diversificado de culturas.

É importante ainda destacar que, independentemente do passado comum, esses comportamentos semelhantes podem estar relacionados com o fato de as crianças e os chimpanzés terem corpos similares, o que resulta em uma igual linguagem corporal.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros, sugere um estudo realizado por cientistas da universidade norte-americana do Texas. Ao estudarem as formações geológicas do planeta, a partir de imagens de satélite, os especialistas chegaram à …

Herança espacial: vidro e areia contêm vestígios de estrelas milenares

Uma equipe de cientistas detectou sílica – o principal componente do vidro – nos vestígios de duas supernovas localizadas a milhões de anos-luz da Terra. A descoberta contou com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer da …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade …

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é uma arma fatal para o seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2 mil …

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …