Possíveis sinais de vida encontrados quilômetros abaixo do fundo do mar

(dr) Oliver Plümper / Utrecht University

-

Uma equipe internacional de pesquisadores encontrou possíveis evidências de vida dez quilômetros abaixo do fundo do mar na fossa das Marianas.

Em seu artigo, publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, a equipe descreve amostras de serpentina coletadas em respiradouros hidrotermais e o material encontrado mostra evidências de seres vivos habitando mais abaixo da superfície do que se pensava.

A fossa das Marianas é a parte mais profunda de qualquer um dos oceanos do mundo. Seu ponto mais baixo fica aproximadamente 11 quilômetros abaixo do nível do mar. A região fica a sudoeste do Japão e tem sido explorada constantemente desde o desenvolvimento do veículo submarino remoto ROV, remotely operated vehicle.

Pesquisas anteriores mostraram que a fossa se formou devido à Placa Tectônica do Pacífico deslizar sob a Placa das Filipinas, tornando-a uma zona de subducção.

Nesta última expedição, os pesquisadores, liderados por Oliver Plümper, da Universidade de Utrecht, usaram um ROV para extrair 46 amostras de serpentina do fundo do oceano perto do vulcão de lama Chamorro do Sul e as trouxeram ao laboratório para estudos.

Sinais de vida

Serpentina é um mineral que se forma quando olivina no manto superior encontra a água empurrada para cima a partir de uma zona de subducção. Essas reações produzem gás metano e hidrogênio, o que, observam os pesquisadores, poderia ser usado como fonte de alimento por micróbios.

A serpentina é empurrada do fundo do mar para a superfície por respiradouros hidrotermais, onde os cientistas descobriram as amostras usadas na pesquisa.

Após o exame das amostras, os pesquisadores encontraram vestígios de material orgânico que era muito semelhante ao produzido por micróbios que vivem em lugares mais acessíveis.

Segundo a equipe, é possível que as amostras de serpentina sejam evidências de vida vivendo bem abaixo da superfície.

Dados de estudos prévios foram utilizados para calcular quão abaixo do fundo do mar a serpentina foi formada, o que possibilitou estimar até que ponto os possíveis micróbios poderiam viver – aproximadamente dez quilômetros abaixo do fundo do mar.

Essa distância, somada à profundidade da fossa das Marianas, colocaria esses sinais de vida 20 quilômetros abaixo do fundo do mar!

A equipe reconhece que suas descobertas não são prova de vida abaixo do fundo do mar; sabe-se que outros processos produzem tanto a serpentina como a matéria orgânica. Porém, de acordo com os cientistas, sua descoberta sugere que encontrar vida num lugar tão profundo é possível.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …