Inscrições de 2 mil anos encontradas em Israel intrigam arqueólogos

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

Algumas das inscrições encontradas pelos arqueólogos no banho ritual em Jerusalém

Algumas das inscrições encontradas pelos arqueólogos no banho ritual em Jerusalém

Arqueólogos israelenses estão tentando decodificar inscrições antigas descobertas em uma escavação em Jerusalém.

As inscrições foram encontradas nas paredes de uma câmara antiga com resquícios de uma banheira escavada na pedra, usada para o mikvá, um tradicional ritual de banho judaico.

Os arqueólogos estimam que as inscrições seriam de 2 mil anos atrás.

Especialistas estão tentando decifrar as palavras, que parecem ser em aramaico, e os símbolos encontrados, entre eles, um barco e árvores de palmeira.

Eles dizem que as inscrições podem ser grafites (pinturas na parede) ou então podem ter algum significado religioso.

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

 A escavação onde as inscrições foram encontradas data de mais de 2 mil anos atrás

A escavação onde as inscrições foram encontradas data de mais de 2 mil anos atrás

Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), um dos símbolos pode ser um menorá, um candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do Judaísmo; algumas das inscrições podem indicar nomes.

A descoberta foi feita quando os funcionários da IAA inspecionavam o local previsto para ser transformado em uma creche no distrito de Arnona.

Nos muros, havia letras em aramaico, a língua falada há 2 mil anos, escritas no estilo cursivo hebraico, o que, segundo a IAA, “era comum no final do período do Segundo Templo”.

Havia também uma série de símbolos escritos com lama ou rabiscados no gesso.

“Não há dúvidas de que essa é uma descoberta muito significante”, disseram os chefes da escavação, Royee Greenwald e Alexander Wiegmann.

Shai Halevy / Israel Antiquities Authority

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico

As inscrições foram escritas em aramaico com alfabeto hebraico

“Tamanha concentração de inscrições e símbolos tão antigos em um sítio arqueológico e num estado tão grande de preservação é algo muito raro, único e até intrigante.”

Os símbolos e as inscrições já foram transferidos do mikvá para laboratórios de conservação.

A Autoridade de Antiguidades de Israel diz que planeja exibir as inscrições para o público em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …

Relatório lista mais de uma dezena de crimes atribuídos a Bolsonaro

Um grupo de juristas liderados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior entregou nesta terça-feira (14/09) à CPI da Pandemia um relatório de 226 páginas com possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a …

Simulação virtual mais realista de sempre do Universo é revelada

Um dos aspectos mais incríveis da simulação é que mostra a evolução da matéria durante praticamente os 13,8 bilhões de anos de história do Universo, desde o Big Bang até a atualidade. Uma equipe internacional de …

Asteroide que dizimou dinossauros determinou sucesso das cobras, aponta estudo

As cobras devem seu sucesso na Terra, em parte, ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (14/9) …