Ações da Tesla mergulham; e forçam Musk a pedir desculpas

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk se arrependeu, voltou atrás nos seus comentários e já pediu desculpas ao mergulhador britânico a quem chamou de pedófilo. Mas a polêmica está tendo efeitos preocupantes nas ações da Tesla.

O empresário norte-americano Elon Musk pediu desculpas a Vern Unsworth, mergulhador britânico que participou nas operações de resgate que salvaram as 12 crianças de uma gruta tailandesa.

“As minhas palavras foram proferidas depois de Unsworth ter dito várias inverdades e ter sugerido que eu participasse em atividades sexuais com o minissubmarino, que foi construído como um ato de bondade e de acordo com as especificações do líder da equipe de mergulho”, lê-se em um dos tuítes.

“Ainda assim, o que ele fez não justifica as minhas ações e por isso apresento as minhas desculpas a Unsworth e às empresas que eu represento como líder. A falha foi minha e só minha”, escreveu.

No domingo (15), Musk insultou Unsworth através de uma publicação no Twitter, que depois deletou. No entanto, a publicação despertou reações por parte dos acionistas da Tesla e dos analistas de Silicon Valley, na Califórnia, que consideraram o comportamento imaturo e prejudicial ao sucesso da empresa, adianta o The Guardian.

Apesar de ver “o fim do carbono como essencial”, James Anderson, sócio da empresa de investimentos Baillie Gifford (a quarta maior acionista da Tesla), disse ao jornal britânico que estava “frustrado pelos verdadeiros passos nessa direção estarem sendo ofuscados por essa saga”.

Por sua vez, em comunicado disponível no site, Gene Munster, sócio da Loup Ventures, afirmou que o comportamento de Musk “pode ter um impacto negativo na empresa” e na confiança dos investidores, exigindo assim um pedido de desculpas por parte do mesmo.

Jing Zhao, que apresentou recentemente uma proposta para destituir Elon musk do cargo de CEO da Tesla, também disse que apesar das “boas intenções”, o escândalo demonstrou a necessidade de um novo diretor independente, com uma empresa de energia renovável (Solar Shed) a garantir que não irá promover os produtos da Tesla, informa o Público.

O atual CEO da Tesla ofereceu um pequeno submarino às equipes de resgate, que foi recusado por Unsworth. “Ele pode enfiar o submarino onde dói mais”, disse.

Em resposta, Musk afirmou: “Desculpa, pedófilo”. Na sequência das suas declarações, as ações das empresas de Musk sofreram fortes perdas na bolsa.

O Jornal de Notícias realça que a queda abrupta das ações representa uma perda de quase 2 bilhões de dólares de mercado da Tesla. As ações da empresa desvalorizaram mais de 3,5% na segunda-feira (16).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …