Ações da Tesla mergulham; e forçam Musk a pedir desculpas

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk se arrependeu, voltou atrás nos seus comentários e já pediu desculpas ao mergulhador britânico a quem chamou de pedófilo. Mas a polêmica está tendo efeitos preocupantes nas ações da Tesla.

O empresário norte-americano Elon Musk pediu desculpas a Vern Unsworth, mergulhador britânico que participou nas operações de resgate que salvaram as 12 crianças de uma gruta tailandesa.

“As minhas palavras foram proferidas depois de Unsworth ter dito várias inverdades e ter sugerido que eu participasse em atividades sexuais com o minissubmarino, que foi construído como um ato de bondade e de acordo com as especificações do líder da equipe de mergulho”, lê-se em um dos tuítes.

“Ainda assim, o que ele fez não justifica as minhas ações e por isso apresento as minhas desculpas a Unsworth e às empresas que eu represento como líder. A falha foi minha e só minha”, escreveu.

No domingo (15), Musk insultou Unsworth através de uma publicação no Twitter, que depois deletou. No entanto, a publicação despertou reações por parte dos acionistas da Tesla e dos analistas de Silicon Valley, na Califórnia, que consideraram o comportamento imaturo e prejudicial ao sucesso da empresa, adianta o The Guardian.

Apesar de ver “o fim do carbono como essencial”, James Anderson, sócio da empresa de investimentos Baillie Gifford (a quarta maior acionista da Tesla), disse ao jornal britânico que estava “frustrado pelos verdadeiros passos nessa direção estarem sendo ofuscados por essa saga”.

Por sua vez, em comunicado disponível no site, Gene Munster, sócio da Loup Ventures, afirmou que o comportamento de Musk “pode ter um impacto negativo na empresa” e na confiança dos investidores, exigindo assim um pedido de desculpas por parte do mesmo.

Jing Zhao, que apresentou recentemente uma proposta para destituir Elon musk do cargo de CEO da Tesla, também disse que apesar das “boas intenções”, o escândalo demonstrou a necessidade de um novo diretor independente, com uma empresa de energia renovável (Solar Shed) a garantir que não irá promover os produtos da Tesla, informa o Público.

O atual CEO da Tesla ofereceu um pequeno submarino às equipes de resgate, que foi recusado por Unsworth. “Ele pode enfiar o submarino onde dói mais”, disse.

Em resposta, Musk afirmou: “Desculpa, pedófilo”. Na sequência das suas declarações, as ações das empresas de Musk sofreram fortes perdas na bolsa.

O Jornal de Notícias realça que a queda abrupta das ações representa uma perda de quase 2 bilhões de dólares de mercado da Tesla. As ações da empresa desvalorizaram mais de 3,5% na segunda-feira (16).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

"Não comemorei ou me orgulhei de ter banido Trump do Twitter", diz Jack Dorsey

Em uma série de tuítes, Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter, defendeu o banimento de Donald Trump da rede social na última sexta-feira (8). Segundo o executivo, essa foi a medida certa para a …

EUA adicionam Xiaomi e mais 8 empresas chinesas à lista de companhias ligadas a militares

Departamento de Defesa dos EUA lista Xiaomi e mais oito empresas por ligações com militares chineses. Para analistas, a listagem é um "frenesi final" do governo Trump em sua campanha anti-China. Na quinta-feira (14), o Departamento …

Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano

Entre as 100 maiores corporações transnacionais que operam nos oceanos mundo afora, a Petrobras aparece em segundo lugar. A lista, divulgada nesta quarta-feira (13/01), é parte de uma pesquisa publicada na renomada revista Science Advances, …

Estudo detecta pela 1ª vez em que resulta colisão de 3 buracos negros

Um novo estudo da agência espacial norte-americana NASA revela novas informações sobre o que acontece após colisões entre três buracos negros supermassivos. Com a ajuda do Observatório de Raios X Chandra, da NASA, e vários outros …