É uma vitória enganosa, diz oposição sobre votação da denúncia contra Temer

Mídia Ninja

Os deputados da oposição na Câmara Federal classificaram a vitória do presidente Michel Temer (PMDB) no plenário como “fictícia”. Em entrevista concedida logo após a confirmação da hegemonia governista na votação, eles destacaram que, apesar do placar de 263 votos contra 227, o peemedebista tende a governar a partir de agora num cenário mais desfavorável.

“O governo sempre alardeou que tinha uma base de 380 deputados, mas se vê que não é tão grande assim. É uma vitória frágil. Ele ganha, mas não leva, num certo sentido”, disse Chico Alencar (PSOL-RJ), em referência às fissuras na base aliada e às consequentes manobras do Planalto para ganhar votos da tropa de choque.

Além de mais de R$ 4 bilhões em emendas parlamentares liberadas nos últimos dois meses, Temer distribuiu cargos na administração federal para conquistar o voto de vários parlamentares.

“O dispêndio dele para se manter foi similar ao do Paris Saint-German para levar o Neymar. Hoje foi o dia das transações milionárias, mas tem uma diferença fundamental: clubes de futebol são entidades privadas. Aqui o governo comprou a sua sobrevivência com o orçamento público. É uma vitória enganosa”, disse o psolista.

Além dos votos contrários e a favor, o placar final registrou duas abstenções e 18 ausências.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também ressaltou que o resultado do placar, aquém do que vinha sendo projetado pelos aliados do Planalto, compromete a força governista nas próximas votações.

“A liberação de Temer no plenário é uma derrota do Brasil, mas é também uma derrota de Temer no sentido político, porque ele não terá mais força para derrotar nenhum brasileiro ou brasileira, por exemplo, na reforma da Previdência”, disse a petista.

O mínimo exigido para a aprovação da reforma é de 308 votos.

Denúncia

Os opositores também reforçaram o coro em torno do conteúdo da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Temer é acusado de corrupção passiva por suposto recebimento de propina oriunda de empresários do grupo JBS, uma das empresas investigadas na Lava Jato.

“Do lado de fora do Parlamento, as pessoas sabem — e a maioria ali dentro também sabe — que, mesmo que ele tenha se livrado por alguns votos, isso não significa que ele é honesto. O Brasil inteiro sabe que aquela mala de dinheiro carregada por Rocha Loures [ex-deputado federal] era para ele”, afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS), em referência ao conteúdo da ação penal ajuizada pela PGR.

Depois de protocolar o documento junto ao Supremo, a Procuradoria aguardava a votação da Câmara para a definição dos rumos da investigação.

Com a vitória governista em plenário, a denúncia é enterrada até que Temer deixe de ter foro privilegiado e possa ser julgado sem necessidade de autorização do Legislativo, o que pode ocorrer em 2019, depois do término do mandato, ou antes, caso o peemedebista seja deposto por consequência de alguma outra denúncia ou renuncie.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …