Resolvido o mistério da água flutuante

Destin Sandlin, do canal do YouTube SmarterEveryDay, finalmente conseguiu resolver um mistério que o afligia há anos: porque, em algumas situações ideais, a água parece flutuar.

É como se algumas gotas de água fossem hidrofóbicas, e ficassem pulando em cima de outras gotas d’água.

Isso acontece com outros líquidos também, como o café – em alguns casos, é possível observar pequenas gotas da bebida pululando em cima do resto do líquido.

Ao perceber que o fenômeno ocorria em diferentes superfícies e temperaturas, Destin decidiu que precisava entendê-lo. Para isso, pediu a ajuda do astronauta norte-americano Donald Pettit, especialista em química de superfície com vasta experiência na Terra e no espaço.

Coalescência

Utilizando um recurso de câmera lenta, a dupla observou o fenômeno da coalescência, quando duas porções de água se juntam e se tornam uma só. Isso acontece, por exemplo, quando uma gota d’água cai em uma poça de água.

No entanto, há um atraso até a união entre as duas porções de água ocorrer. Isso é chamado de “tempo de residência”. Os cientistas creem que isso é devido ao ar preso entre as duas porções de água. Rapidamente, a pressão do ar e a resistência vão diminuindo até que o líquido se torne um só.

Então, o que acontece quando algumas gotas d’águas não param de “flutuar” em cima de poças? Por que a coalescência não ocorre, ou demora tanto a ocorrer? Por que a lacuna de ar não se fecha, como deveria?

Energia de colisão

Mais uma vez utilizando a câmera lenta, Destin e Don observaram em detalhes uma gota flutuando em cima do resto do líquido.

O que eles notaram foi que, quando a poça maior de água forma ondulações e depressões, se a gota d’água cai no ponto certo para acomodá-la, isso diminui o impacto de sua queda, atrasando a coalescência.

Isso é chamado de coalisão cinética.

Para entender o fenômeno, pense em uma bexiga cheia de água. Se alguém a lança para você, como você espera agarrá-la? Rapidamente, arriscando um estouro, ou mais devagar, projetando sua mão para trás, para tentar igualar a velocidade de apanho à velocidade da bexiga, a fim de não estourá-la?

No geral, se a velocidade do líquido e da gota d’água são muito próximas ou iguais, a energia de coalisão rapidamente cai para zero – efetivamente fazendo a gota “flutuar”.

Pronto, mistério resolvido.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …