“Nota de suicídio” em que Hitler recusa deixar Berlim será leiloada

O telegrama nazista vai ser leiloado no fim de abril. A nota foi escrita por Hitler para Schorner que, naquela época era o comandante do exército alemão. O jornal Daily Mail partilhou a tradução de alguns trechos dessa que é considerada a “nota de suicídio” do líder nazista.

O marechal Ferdinand Schorner enviou a nota histórica para seu comandante favorito, em que apelou Hitler a deixar a capital cercada. Por sua vez, o líder nazista recusou deixar Berlim, para ser visto como um dirigente corajoso, apenas alguns dias antes de pôr termo à vida.

No documento está escrito: “Vou permanecer em Berlim, para participar, de forma honrosa, da batalha decisiva pela Alemanha e para dar um bom exemplo a todos os restantes.”

Além disso, Hitler apelou aos que ficaram na cidade a se empenhar para alcançar a vitória na batalha de Berlim. “Para o resto de vocês, todo esforço deve ser feito para vencer a batalha de Berlim. Vocês podem ajudar decisivamente, impelindo para o norte o mais cedo possível”, escreveu nazista principal.

O diretor da casa de leilões, Bill Panagopulos, disse: “Não há outra prova manuscrita das intenções de Hitler de ficar (e morrer) em Berlim que alguém tenha sido capaz de localizar.”

“Essa é essencialmente a ‘nota de suicídio’ de Hitler. Nela, ele tenta se apresentar como um líder corajoso até ao fim, quando, na verdade, ele entrou no quarto e disparou uma bala na cabeça”, informou Panagopulos. O material também inclui a transcrição da carta de Schorner para Hitler, em que ele apela ao líder nazista para escapar da capital.

Em 26 de abril, dois dias depois de Hitler ter enviado sua resposta para Schorner, o líder nazista teve a oportunidade de abandonar Berlim, que ele rejeitou. Talvez ele esperasse que, por algum milagre, Schorner conseguisse sair da Checoslováquia para libertar Berlim. Hitler e sua companheira de longa data Eva Braun se suicidaram em 30 de abril de 1945.

O leilão vai ter lugar de 30 de abril a 1º de maio. O preço do documento é estimado entre US$ 60 mil e 90 mil (R$ 239 mil e 358 mil).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …

Inteligência dos EUA diz que Rússia atua por reeleição de Trump

Oficiais alertam parlamentares de que Moscou vem interferindo para ajudar campanha eleitoral do presidente americano. Mídia afirma que Trump substituiu diretor de Inteligência Nacional após se irritar com a revelação. Oficiais de inteligência dos EUA alertaram …

Levantamento aponta que Brasil tem 300 mil bruxos e bruxas

De acordo com a União Wicca do Brasil (UWB), há cerca de 300 mil bruxos e bruxas no país. O Rio de Janeiro é o estado campeão em número de praticantes, somando 40 mil adeptos …

Após ser baleado, senador Cid Gomes deixa UTI de hospital no Ceará

O senador Cid Gomes (PDT-CE) saiu da UTI após ser baleado durante manifestação de policiais em Sobral, no Ceará. Cid Gomes recebeu alta para a enfermaria, onde deve seguir internado, mas sem risco de vida, segundo …