“Nota de suicídio” em que Hitler recusa deixar Berlim será leiloada

O telegrama nazista vai ser leiloado no fim de abril. A nota foi escrita por Hitler para Schorner que, naquela época era o comandante do exército alemão. O jornal Daily Mail partilhou a tradução de alguns trechos dessa que é considerada a “nota de suicídio” do líder nazista.

O marechal Ferdinand Schorner enviou a nota histórica para seu comandante favorito, em que apelou Hitler a deixar a capital cercada. Por sua vez, o líder nazista recusou deixar Berlim, para ser visto como um dirigente corajoso, apenas alguns dias antes de pôr termo à vida.

No documento está escrito: “Vou permanecer em Berlim, para participar, de forma honrosa, da batalha decisiva pela Alemanha e para dar um bom exemplo a todos os restantes.”

Além disso, Hitler apelou aos que ficaram na cidade a se empenhar para alcançar a vitória na batalha de Berlim. “Para o resto de vocês, todo esforço deve ser feito para vencer a batalha de Berlim. Vocês podem ajudar decisivamente, impelindo para o norte o mais cedo possível”, escreveu nazista principal.

O diretor da casa de leilões, Bill Panagopulos, disse: “Não há outra prova manuscrita das intenções de Hitler de ficar (e morrer) em Berlim que alguém tenha sido capaz de localizar.”

“Essa é essencialmente a ‘nota de suicídio’ de Hitler. Nela, ele tenta se apresentar como um líder corajoso até ao fim, quando, na verdade, ele entrou no quarto e disparou uma bala na cabeça”, informou Panagopulos. O material também inclui a transcrição da carta de Schorner para Hitler, em que ele apela ao líder nazista para escapar da capital.

Em 26 de abril, dois dias depois de Hitler ter enviado sua resposta para Schorner, o líder nazista teve a oportunidade de abandonar Berlim, que ele rejeitou. Talvez ele esperasse que, por algum milagre, Schorner conseguisse sair da Checoslováquia para libertar Berlim. Hitler e sua companheira de longa data Eva Braun se suicidaram em 30 de abril de 1945.

O leilão vai ter lugar de 30 de abril a 1º de maio. O preço do documento é estimado entre US$ 60 mil e 90 mil (R$ 239 mil e 358 mil).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …