Os cientistas esperam que o estudo ajude a desenvolver métodos terapêuticos para lutar contra o envelhecimento baseados no aumento da eficácia da mitose através da proteína FoxM1.
O grupo de cientistas, de Portugal de dos Países Baixos, descobriu que o novo método pode ajudar na luta contra o envelhecimento através da prevenção do surgimento de um número anormal de cromossomos, fenômeno conhecido como aneuploidia.
Este processo foi vinculado ao envelhecimento e a doenças relacionadas com a idade. Não obstante, seus mecanismos a nível molecular permaneciam desconhecidos até agora. O novo estudo, publicado este mês no portal bioRXiv, revelou que a “aneuploidia aumenta com a idade devido a uma disfunção geral da maquinaria mitótica“, cita a RT.
Em uma experiência com ratos, os cientistas estabeleceram que, quando se interrompe o mecanismo responsável pela mitose – processo em que os cromossomos se distribuem de forma igualitária entre dois novos núcleos – desenvolve-se a progeria, uma doença genética que causa um envelhecimento prematuro.
Os pesquisadores analisaram depois os marcadores de envelhecimento em células fibroblastos em pessoas do sexo masculino, desde recém-nascidos a adultos.
Assim, os cientistas descobriram que a proteína Forkhead box M1 (FoxM1), que regula a atividade dos genes G2-M, que por sua vez controlam a divisão das células, é suprimida do organismo com a idade.
Ao aumentar o nível de FoxM1 nos fibroblastos em pessoas idosas ou com progeria, foi conseguido parar a aneuploidia e reduzir os marcadores de envelhecimento.
Os autores assinalam que os resultados do estudo devem ajudar a desenvolver métodos terapêuticos para lutar contra o envelhecimento baseados no aumento da eficácia da mitose, através da proteína FoxM1.
Ciberia // ZAP