Descoberto um novo neurônio (e é fascinante)

Rosehip. Este é o nome da mais recente célula descoberta em humanos, que tem empolgado a comunidade científica, isto porque dá a esperança aos cientistas de responder a uma velha questão: por que muitos tratamentos experimentais funcionam em cobaias, mas não em pessoas?

O neurônio rosehip, ou rosa-mosqueta em tradução literal (uma planta silvestre cujo formato lembra uma rosa que perdeu as pétalas), foi encontrado na primeira camada do cérebro, chamada de neocórtex, a camada mais externa e responsável pela consciência, característica considerada exclusivamente humana e de extrema importância.

O rosa-mosqueta integra um subtipo de neurônios chamados inibidores, isto é, neurônios que impedem a ação de outros organismos celulares cerebrais. Mas o que tem intrigado os cientistas é a sua morfologia particular, dado que a união com seu “parceiro celular” é feita apenas por meio de uma parte muito específica da sua massa.

“Isso significa que esses neurônios controlam o fluxo de informações de uma maneira muito específica”, esclarece Gábar Tamás, neurologista e pesquisador da Universidade de Szeged, na Hungria, e coautor do estudo publicado recentemente na Nature Neuroscience.

(dr) University de Szeged

O neurônio rosehip

Até agora, nunca tinha sido encontrado um corpo celular com essas características. “Este neurônio é muito especial pela sua forma, pelas suas conexões e também por causa dos genes que contem”, explicou Trygve Bakken, coautora do artigo científico e neurocientista do Instituto Allen, nos Estados Unidos.

O fato de essas células nunca terem sido encontradas nos animais mais estudados nos laboratórios – os camundongos – poderia explicar a razão pela qual muitas experiências realizadas posteriormente em seres humanos não obterem os mesmos resultados.

Esse neurônio incomum foi encontrado em células de tecidos cerebrais doados por dois adultos, do sexo masculino, enquanto os cientistas catalogavam células com base nas suas impressões digitais anatômicas e genéticas.

A recente descoberta pode levar à criação de novos modelos mais precisos e devidamente ajustados do nosso órgão mais importante. “Se quisermos entender como o cérebro humano funciona, precisamos estudar seres humanos ou espécies que estejam estreitamente relacionadas”, afirmou Bakken.

Os próximos passos do estudo serão explorar o córtex externo dos primatas e, posteriormente, em pessoas que sofrem distúrbios neuropsiquiátricos, para, desta forma, comprovar a presença de alterações.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …