Descoberto problema cognitivo de teóricos da conspiração

Nosso cérebro é treinado para enxergar padrões e explicar o mundo a nossa volta. Como um órgão preditivo, o cérebro está nessa busca constante tanto para explicar as coisas como para prosperar na sociedade.

Essa capacidade ajuda os seres humanos a enxergar sentido no mundo. Por exemplo, você provavelmente entende que, se você ver algo em vermelho, isso significa que você deve estar atento ao perigo.

Mas, segundo um novo estudo publicado no European Journal of Social Psychology, às vezes as pessoas sentem o perigo mesmo quando não há padrões para reconhecê-lo – e assim seus cérebros criam os seus próprios padrões.

Esse fenômeno, chamado percepção de padrões ilusórios, é o que impulsiona as pessoas que acreditam em teorias da conspiração. A percepção do padrão ilusório – o ato de buscar padrões que não existem – já foi associada à crença em teorias da conspiração antes, mas essa suposição nunca foi apoiada com evidências empíricas.

Os cientistas britânicos e holandeses responsáveis pelo novo estudo são os primeiros a mostrar que esta explicação está, de fato, correta.

Os pesquisadores chegaram a esta conclusão depois de realizar cinco estudos com 264 americanos que se concentraram na relação entre crenças irracionais e percepção de padrões ilusórios.

Estudos iniciais revelaram que a compulsão de encontrar padrões em uma situação observável estava, de fato, correlacionada com crenças irracionais. As pessoas que viram padrões em lançamentos de moedas aleatórias e pinturas caóticas e abstratas estavam mais propensas a acreditar em teorias conspiratórias e sobrenaturais.

O estudo mostrou como as pessoas podem ser também suscetíveis a influências externas. Ler sobre crenças paranormais ou de conspiração causou um “ligeiro aumento na percepção de padrões em lançamentos de moedas, pinturas e vida”, e ler sobre uma teoria da conspiração tornou as pessoas mais propensas a acreditar em outra teoria.

“Após uma manipulação da crença em uma teoria da conspiração, as pessoas viram eventos no mundo como mais fortemente casualmente conectados, o que, por sua vez, previu crenças irracionais não relacionadas”, escrevem os autores.

Sentido ao mundo

Os pesquisadores sugerem que as crenças irracionais nascem da percepção do padrão devido à “tendência automática de dar sentido ao mundo, identificando relações significativas entre estímulos”. Mas as distorções podem acontecer e o cérebro pode conectar pontos que são inexistentes.

As pessoas são ruins em julgar o que é aleatório e acreditam que, muitas vezes, os padrões são coincidências, o que leva a conexões irracionais entre estímulos não relacionados. Por exemplo, só porque o poder social é dominado pelos ricos não significa que pessoas ricas são satanistas Illuminati, embora seja uma coisa que muitos  acreditam.

Felizmente, outros cientistas encontraram uma maneira de bloquear a onipresença da percepção de padrões ilusórios: pensamento crítico.

Anne McLaughlin, professora de psicologia da Universidade Estadual da Carolina do Norte, diz que o pensamento crítico é algo que pode ser ensinado, e se as pessoas são treinadas no caminho certo, a pseudociência e falsas conspirações podem ser combatidas com lógica e raciocínio.

O cérebro pode tentar fazer conexões falsas, mas isso não significa que você tenha mesmo que acreditar nisso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …