Descobertos quatro candidatos ao “Planeta Nove” do Sistema Solar

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

O Planeta X (ou Planeta 9) seria um gigante gasoso semelhante a Urano e Netuno

Uma intensa pesquisa de três dias em busca de um planeta não descoberto em nosso sistema solar produziu quatro possíveis candidatos, relata o portal Futurism.com. A caça ao Planeta Nove foi parte de um projeto de ciência cidadã da Zooniverse, conduzido em tempo real com a transmissão do Stargazing Live, da BBC.

O projeto foi realizado no Observatório de Siding Spring, da Universidade Nacional Australiana (ANU).

Cerca de 60 mil pessoas de todo o mundo participaram da pesquisa, que não só resultou em quatro possíveis candidatos para o Planeta Nove, mas também ajudou a classificar mais de quatro milhões de outros objetos. Os participantes trabalharam usando dados do telescópio SkyMapper do Siding Spring.

O projeto foi liderado pelo pesquisador Brad Tucker, da ANU, cuja equipe concordou que, independentemente de uma das quatro possibilidades ser, de fato, o misterioso Planeta Nove, o valor científico do projeto foi certamente comprovado.

E outros pesquisadores concordam com o sentimento da equipe da ANU. O astrônomo Mike Brown, da Caltech, twittou seu apoio ao projeto. “Eu só gostaria de dizer: vocês arrasam. Ficaríamos emocionados se vocês o encontrassem!”, escreveu na publicação.

Pistas espaciais

Em 2016, Brown e seu colega Konstantin Batygin descobriram que as órbitas de alguns objetos no Cinturão de Kuiper estavam sendo influenciadas por um corpo maciço. Esta foi evidência indireta de que existe um grande planeta do tamanho de Netuno em nosso sistema solar muito além de Plutão.

No entanto, procurar pelo planeta misterioso tem desafios significativos.

Por um lado, ele é provavelmente mil vezes mais difícil de enxergar do que Plutão. A tarefa para os pesquisadores, então, é pesquisar dados antigos e fazer novas observações.

“Com a ajuda de dezenas de milhares de dedicados voluntários examinando centenas de milhares de imagens tiradas pelo SkyMapper conseguimos realizar quatro anos de análise científica em menos de três dias”, comemorou Tucker, em entrevista ao portal Universe Today. “Um desses voluntários, Toby Roberts, fez 12 mil classificações”.

A missão continua

A equipe da ANU continuará sua busca e tentará confirmar se um dos objetos espaciais é, de fato, o Planeta Nove. Enquanto isso, eles estão pedindo às pessoas que continuem olhando para os céus por meio do projeto Backyard Worlds: Planet Nine Zooniverse.

A experiência demonstra o que pode ser alcançado quando muitos cientistas (e leigos que amam a ciência) se reúnem e trabalham por um objetivo comum. Novas tecnologias como DeepMind, do Google, e ferramentas como o Telescópio Espacial James Webb poderiam um dia fazer esse tipo de pesquisa acontecer de forma rápida e fácil.

Por ora, ainda é necessário colocar as mãos na massa para fazer as coisas acontecerem com mais agilidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …