Designer inglês cria roupas que crescem com a criança

Em pouco tempo, aquela roupa que você comprou para o (a) seu filho (a) talvez não sirva mais. E lá se vai o maior ‘desperdício’: de dinheiro e de materiais que poderiam ser poupados.

Ok, sabemos que a indústria e a moda precisam sobreviver, mas e se houvesse uma alternativa diferente?

Foi pensando exatamente nisso que o designer Ryan Mario Yasin criou a Petit Pli em seu projeto de pós-graduação na Royal College of Art. A Petit Pli é uma linha de roupas infantis que acompanha o crescimento da criança. Isso mesmo!

Ryan criou um sistema usando um tecido sintético e tornou-o plissado. Assim, sanfonado, as roupas esticam. Yasin conta que teve a ideia ao comprar roupas para seu sobrinho, que já não se ajustava às peças que tinha pois havia crescido.

Ele usou todo o seu conhecimento como engenheiro aeronáutico para conceber um conjunto de dobras permanentes que deixam a roupa “descompactar” quando é esticada. Assim, o tecido se expande sobre as crianças à medida que elas se tornam maiores.

A coleção apresenta roupas impermeáveis ​​e à prova de vento, dimensionadas para pequenos de seis meses a 3 anos, período em que as crianças passam por seis tamanhos de roupas diferentes.

O designer espera que com a Petit Pli ele faça as roupas infantis durarem mais tempo, além de ajudar a reduzir a enorme quantidade de resíduos gerados pela indústria da moda.

“As crianças não usam mais suas roupas em questão de meses, mas nós as vestimos como se fossem adultos, em vez de projetá-las desde o início”, disse Ryan Mario Yasin ao Dezeen“Com 11 milhões de crianças no Reino Unido, pensei que era hora de redesenhar esse tipo de objeto”.

Yasin experimentou e testou os tecidos em sua própria casa. Como parte de seu estudo anterior, o designer pesquisou estruturas implementáveis ​​para satélites pequenos. Sua compreensão sobre as técnicas de dobramento influenciou fortemente nas experiências com a Petit Pli.

“A estrutura deforma-se com o movimento da criança, se expandindo e se contraindo em sincronia com seus movimentos”, acrescenta Ryan. Incrível, não?

Yasin está atualmente em busca de maiores investimentos para a Petit Pli e planeja começar a vender no Reino Unido, assim que encontrar fabricantes com altos padrões éticos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …