Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano.

Em comunicado emitido pela Casa Branca nesta quinta-feira (6), em 45 dias, os envolvidos serão proibidos de realizar qualquer transação com empresas e cidadãos dos EUA.

Na prática, significa um bloqueio aos serviços nas lojas de aplicativos, porém, fica no ar o potencial de envolver uma série de outros apps e games. A primeira seção dos decretos proíbe qualquer transação não apenas com os apps citados, mas com qualquer propriedade das empresas responsáveis — ByteDance (dona do TikTok) e Tencent (dona do WeChat).

No caso da Tencent, apesar de o texto sugerir uma proibição ampla, um porta-voz da Casa Branca esclareceu ao jornal Los Angeles Times que o decreto se aplica apenas ao WeChat, não afetando outros serviços da companhia.

A empresa chinesa controla ou detém parte significativa de estúdios como Riot, Supercell e Epic Games, o que poderia estender a proibição a games populares como PUBG, League of Legends, Clash of Clans, Clash Royale e Fortnite.

Ano eleitoral

Os decretos alegam que os aplicativos oferecem um perigo à segurança nacional, coletando dados pessoais de cidadãos norte-americanos e os armazenando em servidores na China. Os decretos dizem ainda que os dados podem ser acessados pelo Partido Comunista Chinês, algo que as empresas citadas negam.

A ordem de Trump menciona ainda que os aplicativos censuram conteúdos vistos como ofensivos pelo governo chinês, citando os movimentos democráticos em Hong Kong e minorias étnicas como os uigures.

A decisão foi tomada em meio a uma escalada de tensão entre os governos norte-americano e chinês, o que envolveu ameaças de sanções comerciais e bloqueios a empresas como a ZTE e Huawei. Um detalhe apontado pela Associated Press é que os Estados Unidos terão neste ano eleições presidenciais, portanto, a agência levanta a possibilidade de que Trump esteja usando as medidas contra a China para conquistar apoio entre os eleitores no país, alimentando um sentimento nacionalista.

Já o prazo de 45 dias a partir de ontem (6) estende o prazo dado à Microsoft para negociar a compra do TikTok, negociação anunciada no último final de semana.

TikTok rebate as acusações

Em resposta ao bloqueio do aplicativo e as acusações feitas por Donald Trump, o TikTok divulgou um comunicado oficial em que condena a decisão. A empresa se diz “chocada” e que a decisão não seguiu o devido processo legal.

O TikTok reafirmou que nunca compartilhou informações com o governo chinês, nem censurou seus usuários a pedido do partido que comanda o país. O comunicado mencionou ainda o anúncio da abertura da moderação e algoritmos do aplicativo à auditoria externa e fez menção à liberdade de expressão e ao livre mercado que, segundo a empresa, estariam ameaçados pelo decreto dos Estados Unidos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …