Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano.

Em comunicado emitido pela Casa Branca nesta quinta-feira (6), em 45 dias, os envolvidos serão proibidos de realizar qualquer transação com empresas e cidadãos dos EUA.

Na prática, significa um bloqueio aos serviços nas lojas de aplicativos, porém, fica no ar o potencial de envolver uma série de outros apps e games. A primeira seção dos decretos proíbe qualquer transação não apenas com os apps citados, mas com qualquer propriedade das empresas responsáveis — ByteDance (dona do TikTok) e Tencent (dona do WeChat).

No caso da Tencent, apesar de o texto sugerir uma proibição ampla, um porta-voz da Casa Branca esclareceu ao jornal Los Angeles Times que o decreto se aplica apenas ao WeChat, não afetando outros serviços da companhia.

A empresa chinesa controla ou detém parte significativa de estúdios como Riot, Supercell e Epic Games, o que poderia estender a proibição a games populares como PUBG, League of Legends, Clash of Clans, Clash Royale e Fortnite.

Ano eleitoral

Os decretos alegam que os aplicativos oferecem um perigo à segurança nacional, coletando dados pessoais de cidadãos norte-americanos e os armazenando em servidores na China. Os decretos dizem ainda que os dados podem ser acessados pelo Partido Comunista Chinês, algo que as empresas citadas negam.

A ordem de Trump menciona ainda que os aplicativos censuram conteúdos vistos como ofensivos pelo governo chinês, citando os movimentos democráticos em Hong Kong e minorias étnicas como os uigures.

A decisão foi tomada em meio a uma escalada de tensão entre os governos norte-americano e chinês, o que envolveu ameaças de sanções comerciais e bloqueios a empresas como a ZTE e Huawei. Um detalhe apontado pela Associated Press é que os Estados Unidos terão neste ano eleições presidenciais, portanto, a agência levanta a possibilidade de que Trump esteja usando as medidas contra a China para conquistar apoio entre os eleitores no país, alimentando um sentimento nacionalista.

Já o prazo de 45 dias a partir de ontem (6) estende o prazo dado à Microsoft para negociar a compra do TikTok, negociação anunciada no último final de semana.

TikTok rebate as acusações

Em resposta ao bloqueio do aplicativo e as acusações feitas por Donald Trump, o TikTok divulgou um comunicado oficial em que condena a decisão. A empresa se diz “chocada” e que a decisão não seguiu o devido processo legal.

O TikTok reafirmou que nunca compartilhou informações com o governo chinês, nem censurou seus usuários a pedido do partido que comanda o país. O comunicado mencionou ainda o anúncio da abertura da moderação e algoritmos do aplicativo à auditoria externa e fez menção à liberdade de expressão e ao livre mercado que, segundo a empresa, estariam ameaçados pelo decreto dos Estados Unidos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …