Dunas com formato do logo da Frota Estelar, de Star Trek, são vistas em Marte

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, que orbita o Planeta Vermelho, constantemente nos envia imagens da paisagem marciana vista do alto.

Diversas formações curiosas na superfície já foram fotografadas lembrando coisas que temos aqui na Terra e, agora, parece que o terreno de Marte tem um cantinho especialmente dedicado a Star Trek (ou Jornada nas Estrelas, como a franquia foi chamada aqui no Brasil).

As câmeras MRO HiRise mostraram desta vez dunas de areia em Marte cujo formato se assemelha (e muito!) ao logo da Frota Estelar da franquia criada por Gene Roddenberry nos anos 1960. Veja no tweet abaixo:

Mas nada de teorias conspiratórias de que o rover Curiosity é trekker e decidiu fazer desenhos na areia marciana tal qual fazemos na areia da praia aqui na Terra: as dunas, localizadas no sudeste da Hellas Planitia no hemisfério sul de Marte, são na verdade o resultado de uma complexa história do terreno, envolvendo lava e vento.

“Há muito tempo, havia grandes dunas que se moviam por essa área e, em algum momento, houve uma erupção. A lava fluía sobre a planície e ao redor das dunas, mas não sobre elas. A lava solidificou, mas essas dunas ainda se erguiam como ilhas. No entanto, elas ainda eram apenas dunas e o vento continuava a soprar. Eventualmente, as pilhas de areia que eram as dunas migraram, deixando essas ‘pegadas’ na planície de lava”, explicou a equipe do HiRise.

Sendo assim, não há evidências de que fãs de Star Trek audaciosamente foram aonde ninguém jamais esteve — mas nada impede que nós, trekkers, façamos uma saudação vulcana sempre que avistarmos Marte no céu, não é mesmo?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …