Ecstasy pode vir a ser um medicamento contra o estresse pós-traumático nos EUA

purcio / Flickr

A Food and Drug Administration (FDA), agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA, determinou que a 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA), também conhecida como ecstasy, é uma “terapia inovadora” no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

A Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS) anunciou a decisão da FDA na semana passada, revelando que agora eles podem avançar para dois dos próximos testes da “Fase 3”.

O objetivo desses testes é determinar com que eficácia o medicamento pode ser usado para tratar aqueles que sofrem de TEPT. Os testes incluirão 200 a 300 participantes, e o primeiro teste começará em 2018.

“Pela primeira vez, a psicoterapia assistida psicodelicamente será avaliada nos ensaios da Fase 3 para o possível uso de prescrição, com a psicoterapia assistida por MDMA para TEPT liderando o caminho”, diz Rick Doblin, fundador e diretor executivo da MAPS.

Os testes serão realizados nos EUA, Canadá e Israel, e o MAPS planeja abrir conversas com a Agência Europeia de Medicamentos na esperança de expandir os testes para incluir a Europa. Por enquanto, o foco é garantir o financiamento que eles exigem.

De acordo com a Science, a organização ainda está arrecadando dinheiro para os testes e, até agora, conseguiu apenas 13 milhões de dólares, cerca de metade de seu objetivo.

Desde 1986, a MAPS vem conduzindo ensaios com MDMA na esperança de provar o valor terapêutico da droga. Após o lançamento em 2011 de um pequeno estudo nos EUA, a droga ganhou força como um potencial tratamento para TEPT.

Desde então, os cientistas têm pressionado por testes adicionais, mas o estigma do ecstasy como droga prejudicial impediu o progresso.

A nova designação da FDA pode mudar isso.

“Este não é um grande passo científico. Tem sido óbvio por 40 anos que essas drogas são medicamentos. Mas é um grande passo na aceitação”, explica David Nutt, neuropsicofarmacologista da Imperial College London.

Ensaios anteriores que exploraram o quão bem a MDMA poderia tratar o TEPT produziram resultados favoráveis, contribuindo para a decisão da FDA. Nos testes da Fase 2, 107 pessoas que tiveram TEPT por uma média de 17,8 anos foram tratadas usando psicoterapia assistida por MDMA.

Após dois meses, 61% dos participantes já não sofriam de TEPT. Após um ano, esse número aumentou para 68%, de acordo com o comunicado de imprensa da MAPS.

O TEPT só precisa de um pequeno gatilho como um som, um cheiro ou um objeto para trazer uma memória traumática de volta. Quase 8 milhões de adultos experimentam TEPT por ano, e as crianças também podem sofrer com isso.

Se a MDMA se revelar um tratamento eficaz e seguro, poderia ajudar milhões de pessoas a viver vidas normais e saudáveis, sem medo do próximo episódio debilitante de TEPT.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …