Ele sofreu traumatismo craniano e agora é a ‘calculadora humana mais rápida do mundo’

robynhub / Flickr

Quando Bhanu Prakash tinha cinco anos de idade, ele sofreu um acidente que fez os médicos desacreditarem seus pais sobre uma possível recuperação.

O menino teve um traumatismo craniano que o fez ficar internado por um ano e disseram que ele poderia ter problemas cognitivos. No último dia 15 de agosto, ele se tornou o primeiro asiático a levar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Cálculos Mentais, que aconteceu em Londres.

“Aquele acidente mudou a forma como eu costumava definir diversão e é a razão pela qual eu estou aqui hoje”, conta, em uma entrevista à “CNN”.

Naquele fatídico dia, Bhanu andava na garupa da moto do primo, quando o veículo foi atingido por um caminhão, derrubando Bhanu, que bateu com a cabeça no chão.

Durante a recuperação, ele passou a exercitar o cérebro com jogos de raciocínio, como xadrez, e contas matemáticas. De acordo com o Livro dos Recordes Limca, uma espécie de Guiness Book da Índia, a mente de Bhanu é capaz de processar os números envolvidos em um cálculo matemático a uma velocidade de 12 por segundo. A proporção é cerca de dez vezes mais rápido do que um cérebro comum.

Na publicação, ele tem 50 recordes em seu nome, o que lhe rendeu comparações ao famoso matemático indiano Shakuntala Devi. “Eu me preparei não apenas para ser um matemático rápido, mas para ser também um pensador rápido”, diz.

O método usado por Bhanu para fazer as contas matemáticas é a divisão por blocos. Por exemplo, se ele vai calcular quanto é 9.856 vezes oito, ele raciocina por partes: primeiro 9.000 x 8, depois 800 x 8, 50 x 8 e, por fim, 3 x 8. A soma dos resultados, dá o total da conta.

“Mesmo assim, no fim das contas, não importa como eu chamo meus métodos, o cálculo simplesmente acontece. Existe um processo, claro, mas, quando você treina seu cérebro, a coisa simplesmente flui”, explica o gênio à “CNN”.

Ele espera ajudar a tirar das pessoas o “medo da matemática” e mostrar que a disciplina não é um monstro de sete cabeças ou algo apenas para nerds, mas algo agradável.

“Depois que ganhei meu primeiro campeonato internacional, meu tio sugeriu que eu tentasse ser mais rápido do que qualquer pessoa já foi. Nunca imaginei que me tornaria a calculadora humana mais rápida do mundo.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …