Ele sofreu traumatismo craniano e agora é a ‘calculadora humana mais rápida do mundo’

robynhub / Flickr

Quando Bhanu Prakash tinha cinco anos de idade, ele sofreu um acidente que fez os médicos desacreditarem seus pais sobre uma possível recuperação.

O menino teve um traumatismo craniano que o fez ficar internado por um ano e disseram que ele poderia ter problemas cognitivos. No último dia 15 de agosto, ele se tornou o primeiro asiático a levar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Cálculos Mentais, que aconteceu em Londres.

“Aquele acidente mudou a forma como eu costumava definir diversão e é a razão pela qual eu estou aqui hoje”, conta, em uma entrevista à “CNN”.

Naquele fatídico dia, Bhanu andava na garupa da moto do primo, quando o veículo foi atingido por um caminhão, derrubando Bhanu, que bateu com a cabeça no chão.

Durante a recuperação, ele passou a exercitar o cérebro com jogos de raciocínio, como xadrez, e contas matemáticas. De acordo com o Livro dos Recordes Limca, uma espécie de Guiness Book da Índia, a mente de Bhanu é capaz de processar os números envolvidos em um cálculo matemático a uma velocidade de 12 por segundo. A proporção é cerca de dez vezes mais rápido do que um cérebro comum.

Na publicação, ele tem 50 recordes em seu nome, o que lhe rendeu comparações ao famoso matemático indiano Shakuntala Devi. “Eu me preparei não apenas para ser um matemático rápido, mas para ser também um pensador rápido”, diz.

O método usado por Bhanu para fazer as contas matemáticas é a divisão por blocos. Por exemplo, se ele vai calcular quanto é 9.856 vezes oito, ele raciocina por partes: primeiro 9.000 x 8, depois 800 x 8, 50 x 8 e, por fim, 3 x 8. A soma dos resultados, dá o total da conta.

“Mesmo assim, no fim das contas, não importa como eu chamo meus métodos, o cálculo simplesmente acontece. Existe um processo, claro, mas, quando você treina seu cérebro, a coisa simplesmente flui”, explica o gênio à “CNN”.

Ele espera ajudar a tirar das pessoas o “medo da matemática” e mostrar que a disciplina não é um monstro de sete cabeças ou algo apenas para nerds, mas algo agradável.

“Depois que ganhei meu primeiro campeonato internacional, meu tio sugeriu que eu tentasse ser mais rápido do que qualquer pessoa já foi. Nunca imaginei que me tornaria a calculadora humana mais rápida do mundo.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …