Bateria funciona há 175 anos com a mesma carga

Seria maravilhoso se as baterias de eletrônicos durassem tanto quanto esta bateria que já funciona há 175 na Universidade de Oxford. Claro que ela é uma bateria muito simples e não seria forte o suficiente para fazer eletrônicos funcionarem, mas a ideia em si já é atraente.

Tudo começou em 1840, quando um experimento desenvolvido no Laboratório Clarendon não acabou como o esperado. Até hoje, os pesquisadores não entendem como a Campainha de Oxford Electric Bell, ou Pilha-de-Volta de Clarendon, não parou de funcionar.

Esta bateria inclui dois sinos de latão semelhantes a campainhas de hotel posicionadas lado a lado com um pequeno badalo entre os dois, suspenso por um fio. Acima dos sinos, há duas pilhas secas conectadas em série.

O badalo de 4 mm de diâmetro toca os sinos alternadamente devido à força eletrostática, provocando percussão mínima nos sinos, que mal emitem som alto suficiente para ser captado pelo ouvido humano em condições normais.

Como o experimento é protegido por duas camadas de vidro, esse som não pode ser ouvido por quem visita a exposição da Universidade de Oxford.

Quando o pêndulo toca um sino, ele é carregado por uma das pilhas, e é repelido por eletrostática, sendo atraído pelo sino oposto. Ao se aproximar do outro sino, o processo se repete.

O que impressiona neste experimento é que o movimento do martelo ainda não terminou, gerando o som por 175 anos. Estima-se que os sinos já tenham tocado mais de 10 bilhões de vezes.

A Campainha de Oxford, porém, não é um moto-perpétuo. Em algum momento ela irá parar de tocar, quando as pilhas distribuírem suas cargas igualmente. Isso pode levar um bom tempo, tanto que há a possibilidade de que o badalo se desmanche antes de as pilhas pararem de funcionar.

A bateria em questão funciona como uma pilha seca de Giuseppe Zamboni, criada em 1812. Ela é uma bateria eletrostática feita com discos de folhas de prata, folhas de zinco e papel. Os discos têm aproximadamente 20 mm de diâmetro e são empilhados. É necessário empilhar milhares discos que são comprimidos em um tubo de vidro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …