Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram o estoque do imunizante.

Em março deste ano, o Ministério da Saúde mudou a orientação enviada a estados e municípios e autorizou que todas as vacinas armazenadas para aplicação da segunda dose fossem utilizadas como primeira dose.

Daniel Junger, médico infectologista, lembrou que a falta de vacinas é um problema enfrentado por diversos países ao redor do mundo.

“Há uma demanda gigantesca e uma capacidade limitada de produção em tempo hábil de doses suficientes para que se atinja a imunidade de rebanho vacinal em todos os países que precisam dela”, disse à Sputnik Brasil.

A CoronaVac se viu algumas vezes no centro de uma disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), responsável pelo acordo que trouxe a vacina para o Brasil.

A falta de apoio por parte do governo federal na produção da vacina e a suposta demora do Ministério da Saúde para comprar as doses podem ser, inclusive, apresentadas na CPI da COVID-19 no Senado Federal como elementos que contribuíram para a lentidão da imunização no Brasil. As constantes críticas sobre a eficácia da CoronaVac pelo presidente Bolsonaro também devem ser mencionadas no colegiado.

No fim de janeiro, por exemplo, Bolsonaro disse que “não há nada comprovado cientificamente sobre essa vacina aí”, mesmo após o imunizante já ter sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“Se a gente tem uma política externa, tanto em termos de negócios como de posicionamentos, que não foi favorável, isso pode influenciar negativamente desde uma barganha até um negócio puramente matemático para se resolver as coisas”, declarou Junger.

O balanço da vacinação contra a COVID-19, divulgado nesta segunda-feira (3), aponta que 32.316.507 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus. O número representa 15,26% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 16.279.037 pessoas (7,69% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 48.595.544 doses foram aplicadas em todo o país.

Daniel Junger explicou que a aplicação de uma segunda dose ocorre quando “o efeito da primeira dose começa a decair em relação à imunidade de memória, aquela que protege por mais tempo”, mas que ainda não há estudos que estabeleçam um intervalo máximo em que as duas doses devam ser aplicadas.

“Nós não temos uma documentação oficial dizendo o intervalo máximo permitido, então se a gente atrasa em relação ao intervalo previsto não tem problema. O problema é a gente fazer com intervalo menor”, alertou.

Doria disse em março deste ano que o Instituto Butantan deve começar a produzir integralmente a CoronaVac, sem depender do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que vem da China, em dezembro deste ano.

Segundo o infectologista, a possibilidade de a CoronaVac ser produzida integralmente no Brasil poderá diminuir a falta de doses, mas que não deve sustentar toda a demanda brasileira.

“Não tem como garantir que isso vai suprir toda a nossa necessidade porque tem que imaginar que temos que vacinar 80% da população brasileira, cerca de 160 milhões de habitantes, talvez um pouco mais, para que, com isso, […] haja um bloqueio da cadeia de transmissão do vírus”, completou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …