De acordo com rumores recentes, o Brasil pode estar tentando conseguir uma parceria com a fabricante de aviões SpaceX com a finalidade lançar foguetes próprios ao espaço até o ano de 2021.
Se o acordo for realmente firmado, as missões espaciais brasileiras irão iniciar no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão. A intenção foi confirmada pelo major-brigadeiro e presidente da Comissão Coordenadora de Implementação de Sistemas Espaciais da Força Aérea Brasileira (FAB), Luiz Fernando Aguiar.
“Ainda não há nenhuma parceria fechada, mas estamos conversando e negociando com várias empresas do setor aeroespacial, incluindo a SpaceX, para o uso da nossa base em Alcântara. Algumas dessas conversas estão bem adiantadas e devemos anunciar a primeira parceria em breve”, declarou Aguiar.
A Aeronáutica do Brasil, em novembro do ano passado, recebeu representantes de várias companhias espaciais, como a Vector Space Systems, Microcosm, Lockheed Martin e a Boing. O major-brigadeiro disse ainda que representantes a SpaceX viriam também ao encontro, porém, acabaram cancelando por alguns imprevistos relacionados ao lançamento do Falcon Heavy, que estava marcado para ocorrer em 6 de fevereiro.
Durante a ocasião, os visitantes foram conhecer o Centro de Lançamentos de Alcântara, no estado do Maranhão, e ainda o complexo aeroespacial de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Ciberia // Oficina da Net