Enorme estátua de faraó Ramses II é encontrada enterrada em favela no Cairo

Estátua do Faraó Ramses II tem 3 mil anos e é considerada “uma das descobertas mais importantes do mundo”.

Um grupo de arqueólogos egípcios e alemães anunciaram uma importante descoberta no último dia 9 de março. Partes de uma enorme estátua de 3 mil anos, que acredita-se ser do legendário Faraó Ramsés II, foram encontradas enterradas na favela de Matariya, no Cairo.

Foram encontradas partes da cabeça e busto feitas de quartzito. Os pesquisadores acreditam que a estátua inteira tenha oito metros de altura. Os arqueólogos também localizaram a parte de cima de uma estátua de 80 cm do Faraó Seti II (neto de Ramsés II), e pedaços de um obelisco com hieróglifos.

Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, reinando entre 1279 a.C. e 1213 a.C.. Ele é considerado um dos maiores faraós a comandar o império egípcio, e acreditava que o mundo havia sido criado em Heliópolis, que hoje está localizado justamente em Matariya.

As estátuas foram encontradas em um pátio perto das ruínas do templo do Sol fundado por Ramsés.

Segundo Ayman Ashmawy, líder dos arqueólogos egípcios, a descoberta é importante porque mostra que o templo do Sol era impressionante, com “estruturas magníficas, gravuras notáveis, enormes obeliscos e estátuas”.

O templo sofreu danos durante o período greco-romano (entre 332 a.C. e 395 d.C.), quando a maioria de suas estátuas e obeliscos foram movidas para a Alexandria e Europa. O resto do monumento desapareceu durante a Era Islâmica (entre séculos VIII e XIII), quando seus blocos de pedra foram usados na construção de Cairo histórica.

Dietrich Raue, curador do Museu Egípcio da Universidade de Leipzig, diz que a equipe alemã de arqueólogos vai continuar escavando a área em busca por novos fragmentos. “Ainda não terminamos a escavação do pátio. É possível que encontremos os fragmentos perdidos e até outras estátuas”, afirma ele.

Especialistas já começaram a restaurar os artefatos, que serão exibidos no Grande Museu Egípcio, na cidade de Giza. O museu ainda está em construção e deve abrir as portas em meados de 2018.

Esta descoberta pode ajudar a indústria do turismo do Egito a voltar a crescer, já que há 6 anos os turistas evitam a região tomada por agitações políticas e ataques terroristas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …