Megaerupção na Islândia foi tão brutal que “destruiu” os deuses nórdicos

fridgeirsson / arselectronica / Flickr

Erupção do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, em 2010

Há um poema medieval islandês que conta como os deuses nórdicos Thor, Loki e Odin, foram destruídos para dar origem ao renascimento do mundo. Uma equipe de cientistas descobriu que o relato pode não ser uma mera fábula poética, mas a descrição da maior erupção vulcânica ocorrida na Islândia.

O poema “Völuspá” (“A profecia do vidente”, em português), faz parte da tradição islandesa, mas até agora sempre tinha sido encarado como uma mera lenda sobre o renascimento do mundo, com base na ideia da destruição de deuses nórdicos como Thor, Loki e Odin, famosos pelos filmes baseados nos personagens da Marvel.

Mas uma equipe internacional de pesquisadores apurou que o poema pode se referir a eventos reais, relatando as consequências trágicas da megaerupção do vulcão Eldgjá, fenômeno que teria contribuído para destruir a fé dos islandeses nos seus deuses, levando-os a se virarem para o Cristianismo.

Ao analisar “registros do núcleo de gelo da Groenlândia que preservam a precipitação vulcânica do Eldgjá” e os “anéis de árvores”, os cientistas conseguiram datar com precisão a que teria sido a maior erupção vulcânica da Islândia, nos dois últimos milênios, conforme explica em comunicado a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que participou do estudo.

A erupção do Eldgjá teria começado na Primavera de 939 e continuado até o outono de 940. O poema “Völuspá” teria sido escrito cerca de 20 anos depois e seria o único relato direto conhecido da megaerupção vulcânica que afundou a Islândia em 20 quilômetros cúbicos de lava, referem os cientistas no artigo científico publicado esta semana no jornal Climatic Change.

Ao determinar uma “data concreta para a erupção”, é possível encontrar “muitos registros em crônicas medievais que se encaixam como consequências prováveis do vulcão Eldgjá”, desde “avistamentos de uma neblina atmosférica extraordinária na Europa”, a “invernos severos” e “verões frios e colheitas pobres“, até a “escassez de alimentos”, como afirma o vulcanologista Clive Oppenheimer, do Departamento de Geografia da Universidade de Cambridge, e um dos autores do estudo.

Salientando “o estilo de uma quase testemunha ocular em que a erupção é retratada no Völuspá”, Oppenheimer constata que “a interpretação do poema como uma profecia do fim dos deuses pagãos e da substituição pelo único Deus sugere que as memórias da terrível erupção vulcânica foram provocadas para estimular a cristianização da Islândia“, acrescenta.

Efeitos devastadores

A megaerupção ocorreu algumas décadas depois de a Islândia ter sido colonizada por vikings e celtas e teria tido efeitos “devastadores para a jovem colônia”, como destaca o historiador de literatura medieval Andy Orchard, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. “Muito provavelmente, a terra foi abandonada e a fome foi severa“, refere.

O poema islandês fala do “sangue vital de homens condenados” e nota como “o Sol começa a escurecer, a terra afunda no mar; as estrelas brilhantes se espalham pelo céu” e “o vapor jorra com o que alimenta a vida, a chama voa alto contra o próprio céu”.

Um relato poético, mas muito semelhante ao que os cientistas acreditam que pode ter acontecido. A erupção teria causado “uma neblina de poeira sulfurosa” que se espalhou pela Europa, com o Sol assumindo uma tonalidade “vermelho sangue”, e mais fraca, como é relatado em documentos medievais da época, em países como a Irlanda, a Itália e a Alemanha, que também detalham fome e seca, que teriam sido resultado do fenômeno.

“Sofrimento humano generalizado”

O evento, que ocorreu no século X, é conhecido como “uma inundação de lava”, ou seja, “um tipo raro de erupção vulcânica prolongada em que enormes fluxos de lava engolem a paisagem”, sendo acompanhados por “uma névoa de gases sulfurosos”, explicam os autores do estudo.

Um fenômeno semelhante foi verificado na Islândia entre agosto de 2014 e fevereiro de 2015, com a erupção do Bárðarbunga emitindo grandes volumes de dióxido sulfúrico que chegaram a afetar “a qualidade do ar a 1.400 quilômetros de distância, na Irlanda”, explica a Universidade de Cambrige.

Mas os efeitos do Eldgjá foram muito mais trágicos, dando início a consequências que vão do norte da Europa ao norte da China, como atesta o cientista Tim Newfield, da Universidade de Georgetown, nos EUA.

O pesquisador, que também esteve envolvido no estudo, fala de um “sofrimento humano generalizado“, salientando que “as pessoas viveram longos e rígidos invernos, e secas severas na primavera e no verão”.

Havia “infestações por gafanhotos e mortalidade de animais”, acrescenta Newfield. “A fome não se instalou por todo lado, mas no início dos anos de 940, lemos sobre a escassez e grande mortalidade em partes da Alemanha, do Iraque e da China“, revela.

“Em 940, o esfriamento do verão foi mais perceptível no centro da Europa, na Escandinávia, nas Montanhas Canadenses, no Alasca e na Ásia Central, com as temperaturas médias do verão abaixo de 2º“, destaca ainda o professor Markus Stoffel, da Universidade de Genebra, na Suíça, que também participou do estudo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …