Escola católica nos EUA decide banir os livros da saga Harry Potter por conterem “feitiços”

(dr) Warner Bros. Pictures

Se o Brasil atravessa um momento sombrio com relação a educação, o obscurantismo definitivamente não é exclusividade nacional: nos EUA, uma escola católica decidiu banir de sua biblioteca uma série de livros que, segundo o reverendo local, representava “magias e feitiços”.

Engana-se, porém, quem pensa que a “polêmica” trata de alguma obra que efetivamente trate do tema: os livros banidos na escola St. Edward, na cidade de Nashville, eram exemplares da saga Harry Potter.

A decisão de retirar os livros infantis do bruxinho criado pela autora inglesa J. K. Rowling se deu por sugestão do Rev. Dan Reehil, pastor da Escola Paroquila Católica Romana.

Esses livros apresentam a magia como o bem e o mal, o que não é verdade, mas de fato é um engano inteligente. As maldições e feitiços usados ​​nos livros são maldições e feitiços reais que, quando lidos por um ser humano, correm o risco de conjurar espíritos malignos no presença da pessoa que lê o texto”, afirmou o reverendo.

Para recomendar a exclusão dos livros, o reverendo afirma ter consultado diversos “exorcistas” tanto nos EUA quanto em Roma.

As aventuras de Harry Potter em Hogwarts, a escola fictícia de magia onde estuda, foi contada em sete livros, que já venderam mais de 500 milhões de exemplares pelo mundo, impactando positivamente de forma incontestável nos hábitos de leitura das novas gerações. A adaptação para o cinema também se transformou em fenômeno mundial, como uma das mais bem sucedidas e influentes sagas da história.

Apesar da igreja não possuir qualquer posição oficial sobre a história, o reverendo questionou a obra por tratar de feitiços como “Avada kedrava”, a maldição da morte e a maldição da manipulação, entre outros. Segundo representantes locais, o reverendo de fato possui “autoridade canônica para tomar essas decisões em suas escolas paroquiais”.

Desde o primeiro lançamento da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, que a Igreja Católica vem perseguindo os livros de Rowling: em 1999 o livro foi o mais questionado de todo o país, segundo a American Library Association.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …

OMS alerta para situação "muito preocupante" da Covid-19 no Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é "muito, muito preocupante". A declaração foi dada durante uma entrevista …

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais documentada e tornada publica por agências espaciais como …

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …