Facebook completa 15 anos cercado por polêmicas, mas cheio de dinheiro

Kris Krug / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O Facebook completou 15 anos nesta segunda-feira, data em que a empresa comemorou os lucros recordes obtidos em 2018, mas que será lembrado como o pior ano de sua história nas relações pública devido às inúmeras polêmicas em que a rede social se envolveu.

Ao longo desse período, a rede social se tornou uma empresa que dominou o mundo da comunicação na internet. Só o Facebook, segundo dados divulgados pela própria companhia na semana passada, tem agora 2,3 bilhões de usuários – um terço da população global.

Apesar dos sinais de saturação no Ocidente nos últimos anos, o número de usuários do Facebook no planeta segue crescendo. Na América do Norte e na Europa, o ritmo de novos usuários caiu, mas segue avançando. E, com eles, as receitas de publicidade.

Em 2018, por exemplo, a receita líquida foi de US$ 22,1 bilhões, um recorde para a empresa de Menlo Park, na Califórnia. Junto com o Google, o Facebook controla cerca de 60% do dinheiro investido em publicidade online no mundo todo.

A onipresença do Facebook nas comunicações digitais é uma faca de dois gumes. É a principal razão pelos extraordinários lucros da empresa, mas também motivo pelo qual a empresa começa a ser alvo de críticas e fiscalizada com maior atenção por órgaõs de regulação dos diferentes governos do planeta.

No ano passado, o executivo-chefe da empresa, Mark Zuckerberg, teve que pedir perdão ao Congresso dos Estados Unidos pela gestão da rede social. A chefe de operações da companhia, Sheryl Sandberg, também reconheceu o domínio do Facebook aos parlamentares.

Fora dos EUA, Zuckerberg também foi à Eurocâmara, mas se recusou a prestar depoimento em um comitê internacional integrado por parlamentares de Argentina, Brasil, Canadá, Irlanda, Letônia, Singapura e Reino Unido, que exigia explicações sobre a propagação de informações falsas online e a influência política da rede social.

A maior polêmica em que o Facebook se envolveu em 2018 ocorreu em março, quando a imprensa revelou que a consultoria política Cambridge Analytica utilizou um aplicativo para compilar milhões de dados de internautas da plataforma, sem consentimento.

A empresa usou dados da rede social mais popular do mundo para elaborar perfis psicológicos de eleitores que teriam sido vendidos para a campanha do agora presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante as eleições de 2016.

O escândalo foi maiúsculo: as ações do Facebook desabaram na bolsa e representantes políticos em várias partes do mundo alertaram sobre a necessidade imediata de regulação da companhia. Meses mais tarde, em outubro, a rede social reconheceu que hackers roubaram dados pessoais de mais de 30 milhões de contas.

Os dois casos foram os mais famosos, mas 2018 foi um ano em que o Facebook não saiu das manchetes. Em um dos casos mais recentes, o “The New York Times” noticiou que Sandberg ordenou seus funcionários que investigassem os interesses financeiros de George Soros.

As violações da privacidade e a venda de dados dos usuários, o abuso das práticas de propaganda, a divulgação de informações falsas, a segurança na plataforma e as vulnerabilidades em relação aos hackers são vistos como calcanhar de Aquiles de uma das empresas mais poderosas da internet atualmente.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …