Sufragista negra é homenageada com mosaico gigante em Washington

Barnett / Wikimedia

A sufragista negra Ida B. Wells

Jornalista e histórica ativista pelos direitos civis de pessoas negras nos Estados Unidos, Ida B. Wells (1862 – 1931) recebeu um mosaico de 300 metros de comprimento para celebrar o 100º aniversário da emenda que deu a mulheres — não todas, até então — o direito ao voto no país.

A homenagem foi patrocinada pela Women’s Suffrage Centennial Commission (Comissão do Centenário do Sufrágio Feminino, em tradução livre) e está exposta na Union Station, em Washington.

Intitulada “Our Story: Portraits of Change” (“Nossa História: Retratos da Mudança”, em tradução livre), a gigante instalação é formada por fotos e cartazes que remetem ao esforço e à luta das sufragistas.

“Ida B. Wells foi uma líder do movimento sufragista que lutou para garantir que as mulheres negras não ficassem para trás na campanha pelos direitos das mulheres”, diz a artista britânica Helen Marshall, responsável pela obra, em entrevista ao “My Modern Met“.

“Embora a luta de Ida tenha acontecido há 100 anos, sua história ainda é proeminente hoje. Sua liderança e coragem representam perfeitamente o espírito do movimento sufragista feminino americano”, completa a artista.

Em 1883, Ida Bell Wells-Barnett — nome completo da ativista — se recusou a deixar o vagão da primeira classe de um trem que ia da cidade de Memphis para Woodstock, no estado norte-americano do Tennessee.

A jovem teve a leitura de seu jornal interrompida por um condutor do trem que estava verificando as passagens e a informou que o assento no qual ela estava sentada era destinado apenas a passageiros brancos.

Ida B. Wells se opôs ao pedido do condutor, que sugeriu que ela se realocasse no vagão destinado a fumantes e a pessoas de comportamento turbulento. Mulheres brancas não sofriam esse tipo de abordagem na época, e ela também não se submeteria à tal violência.

Na autobiografia “Crusade for Justice: The Autobiography of Ida B. Wells”, a jornalista do Mississippi escreve: “Recusei [o pedido], dizendo que o vagão da frente [mais próximo da locomotiva] era para fumantes, e, como eu estava no vagão feminino, propus ficar. [O condutor] tentou me arrastar para fora do assento, mas, no momento em que ele segurou meu braço, prendi meus dentes nas costas de sua mão.”

Ela continua: “Eu tinha apoiado meus pés contra o assento da frente e estava segurando [o encosto para] as costas, e, como ele já havia sido mordido gravemente, não tentou [me retirar] novamente sozinho. Ele foi em frente e chamou o bagageiro e outro homem para ajudá-lo, e, claro, eles conseguiram me arrastar para fora.”

O caso foi parar no tribunal e Wells ganhou um acordo de US$ 500, o que equivale a certa de US$ 13.000 hoje. O ato foi muito marcante, e, junto a outras formas de luta e revolta, fez de Ida um grande símbolo do movimento sufragista das mulheres negras norte-americanas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …