Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Giannis Giannakopoulos / EPA

A teia tem cerca de 300 metros

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia.

A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior pesadelo de um aracnofóbico, uma vez que os animais cobriram a vegetação junto à praia com teias.

De acordo com os especialistas, esse é um fenômeno sazonal causado por aranhas tetragnatha, que são capazes de construir grandes ninhos durante os períodos de acasalamento. A BBC explica também que a população local de mosquitos pode ter potencializado o crescimento do número de aranhas na região.

As aranhas tetragnatha são muitas vezes chamadas de “aranhas esticadas” devido aos seus corpos alongados e em forma oval. Normalmente, elas vivem perto de habitats aquáticos e são exímias construtoras de teias, que são utilizadas para caçar suas presas, bem como para acasalar.

Maria Chatzaki, professora de Biologia Molecular da Democritus University of Thrace, na Grécia, explicou que as temperaturas mais altas e as condições de umidade e alimentação criaram o ambiente ideal para que os animais se reproduzissem em grande escala.

“É como se as aranhas se aproveitassem das condições para fazer uma festa. As aranhas acasalam, se reproduzem e criam uma geração completamente nova”, explica.

No entanto, não há motivo para alarde – as aranhas são completamente inofensivas. “Essas aranhas não são perigosas para os humanos nem causam danos à flora local. Assim que acabarem a festa, morrerão”, explicou.

Um vídeo, postado no YouTube por Giannis Giannakopoulos, mostra a cidade à beira-mar envolvida em uma enorme teia.

Chatzaki recordou ainda que o fenômeno já tinha invadido a região em 2003. Na época, as aranhas acabaram morrendo rapidamente e a teia acabou por se degradar naturalmente, não causando qualquer dano.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …