Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Giannis Giannakopoulos / EPA

A teia tem cerca de 300 metros

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia.

A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior pesadelo de um aracnofóbico, uma vez que os animais cobriram a vegetação junto à praia com teias.

De acordo com os especialistas, esse é um fenômeno sazonal causado por aranhas tetragnatha, que são capazes de construir grandes ninhos durante os períodos de acasalamento. A BBC explica também que a população local de mosquitos pode ter potencializado o crescimento do número de aranhas na região.

As aranhas tetragnatha são muitas vezes chamadas de “aranhas esticadas” devido aos seus corpos alongados e em forma oval. Normalmente, elas vivem perto de habitats aquáticos e são exímias construtoras de teias, que são utilizadas para caçar suas presas, bem como para acasalar.

Maria Chatzaki, professora de Biologia Molecular da Democritus University of Thrace, na Grécia, explicou que as temperaturas mais altas e as condições de umidade e alimentação criaram o ambiente ideal para que os animais se reproduzissem em grande escala.

“É como se as aranhas se aproveitassem das condições para fazer uma festa. As aranhas acasalam, se reproduzem e criam uma geração completamente nova”, explica.

No entanto, não há motivo para alarde – as aranhas são completamente inofensivas. “Essas aranhas não são perigosas para os humanos nem causam danos à flora local. Assim que acabarem a festa, morrerão”, explicou.

Um vídeo, postado no YouTube por Giannis Giannakopoulos, mostra a cidade à beira-mar envolvida em uma enorme teia.

Chatzaki recordou ainda que o fenômeno já tinha invadido a região em 2003. Na época, as aranhas acabaram morrendo rapidamente e a teia acabou por se degradar naturalmente, não causando qualquer dano.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …