Esse organismo unicelular toma “decisões” complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um organismo sem sistema nervoso.

Este foi o comportamento mais refinado já observado em um organismo unicelular até agora. Mas porque estaríamos dando uma notícia com 103 anos de atraso? A questão é que o comportamento foi observado apenas uma vez, e todas as outras tentativas de replicar o experimento trouxeram resultados bem menos empolgantes. A descoberta foi então descartada.

Agora, mais de cem anos depois, um novo experimento mostrou que a S. roeseli exibe, sim, todos os comportamentos descritos no estudo original do zoologista Herbert Spencer Jennings.

Na imagem da esquerda, o S. roeseli está em sua posição normal. As quatro imagens mais à direita mostram suas reações ao ataque.

Quando alguma coisa encosta repetidamente em um Stentor comum, ele tende a se contrair cada vez menos, em uma reação de habituação. Mas o que acontece com o Stentor roeseli é diferente: ele se torce todo, virando sua “boca” para o lado oposto.

Se o ataque continuar, a célula mexe seus cílios para afastar qualquer coisa de sua região oral. Se mesmo assim não houver sucesso, a célula se contrai. Em último caso, o organismo que normalmente é imóvel se desliga de sua fundação completamente e se desloca.

Neste estudo, pesquisadores repetiram o experimento 60 vezes ao longo de vários meses, usando uma substância química para irritar o organismo e observar a reação de defesa. O estudo foi publicado na revista Current Biology.

A conclusão foi a mesma da observação feita em 1903: os organismos têm um comportamento diferente da habituação e condicionamento. Os autores explicam que há uma “mudança de ideia” do organismo quando ele escolhe qual estratégia adotar para fugir da ameaça.

A mudança entre modelos de comportamento sugerem um nível complexo de tomada de decisão, normalmente reservados para aqueles que possuem sistema nervoso.

Os pesquisadores ainda não conhecem quais processos estão por trás dessas reações ou como o organismo as adquiriu. Uma das hipóteses é que eles começaram a ser desligar do substrato em busca de um parceiro para procriação ou então que os primeiros passos de defesa sejam uma forma de evitar uma mudança desnecessária, abandonando para trás um bom local para viver.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …