Esse organismo unicelular toma “decisões” complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um organismo sem sistema nervoso.

Este foi o comportamento mais refinado já observado em um organismo unicelular até agora. Mas porque estaríamos dando uma notícia com 103 anos de atraso? A questão é que o comportamento foi observado apenas uma vez, e todas as outras tentativas de replicar o experimento trouxeram resultados bem menos empolgantes. A descoberta foi então descartada.

Agora, mais de cem anos depois, um novo experimento mostrou que a S. roeseli exibe, sim, todos os comportamentos descritos no estudo original do zoologista Herbert Spencer Jennings.

Na imagem da esquerda, o S. roeseli está em sua posição normal. As quatro imagens mais à direita mostram suas reações ao ataque.

Quando alguma coisa encosta repetidamente em um Stentor comum, ele tende a se contrair cada vez menos, em uma reação de habituação. Mas o que acontece com o Stentor roeseli é diferente: ele se torce todo, virando sua “boca” para o lado oposto.

Se o ataque continuar, a célula mexe seus cílios para afastar qualquer coisa de sua região oral. Se mesmo assim não houver sucesso, a célula se contrai. Em último caso, o organismo que normalmente é imóvel se desliga de sua fundação completamente e se desloca.

Neste estudo, pesquisadores repetiram o experimento 60 vezes ao longo de vários meses, usando uma substância química para irritar o organismo e observar a reação de defesa. O estudo foi publicado na revista Current Biology.

A conclusão foi a mesma da observação feita em 1903: os organismos têm um comportamento diferente da habituação e condicionamento. Os autores explicam que há uma “mudança de ideia” do organismo quando ele escolhe qual estratégia adotar para fugir da ameaça.

A mudança entre modelos de comportamento sugerem um nível complexo de tomada de decisão, normalmente reservados para aqueles que possuem sistema nervoso.

Os pesquisadores ainda não conhecem quais processos estão por trás dessas reações ou como o organismo as adquiriu. Uma das hipóteses é que eles começaram a ser desligar do substrato em busca de um parceiro para procriação ou então que os primeiros passos de defesa sejam uma forma de evitar uma mudança desnecessária, abandonando para trás um bom local para viver.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …