“Estamos no limite”: Papa Francisco teme uma guerra nuclear

Nesta segunda-feira (15), durante a viagem para o Chile, o Papa Francisco afirmou ter medo de uma guerra nuclear. No avião papal, ele entregou a cada um dos presentes uma fotografia de uma vítima de um ataque nuclear.

Na primeira viagem do ano, o papa Francisco destacou que o mundo está numa situação “limite”. “Estamos no limite. Tenho muito medo disso. Um incidente seria o suficiente para desencadear uma guerra. É preciso eliminar as armas nucleares, trabalhar pelo desarmamento”, alertou o pontífice.

De acordo com a RT, o papa distribuiu aos jornalistas a bordo do avião papal uma foto que “encontrou por acaso”. A imagem mostra uma criança japonesa que leva o irmão morto nos braços, após o bombardeio de Nagasaki, no Japão, em 1945.

“É uma imagem que comove mais do que mil palavras“, referiu. A fotografia estava acompanhada de uma legenda, escolhida pelo Papa: “O fruto da guerra”.

Nesta segunda, o papa Francisco iniciou sua viagem de oito dias ao Peru e ao Chile, sua 22ª viagem ao exterior e a primeira de 2018. O pontífice passará por seis cidades e tem agendadas 21 intervenções, nas quais deverá abordar os direitos dos povos indígenas e questões políticas e ambientais.

O líder da Igreja Católica ficará três dias no Chile, onde deve se reunir em Santiago do Chile com autoridades chilenas e com o corpo diplomático no Palácio de La Moeda, celebrando uma missa campal, na qual são esperadas cerca de 500 mil pessoas, no Parque O’Higgins.

A viagem ao Chile acontece na sequência de um escândalo de pedofilia praticado por membros da igreja no país. O Vaticano não descartou a hipótese de o Papa se encontrar com as vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes chilenos.

No dia 18 de janeiro, o papa Francisco chegará ao Peru e no dia seguinte deve se reunir com indígenas em Puerto Maldonado. A visita papal termina no dia 21.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …

Jovem negro é morto no dia do aniversário por PM que achou que ele fosse atirar

Nesse domingo (9), Rogério Ferreira da Silva Júnior comemorava o seu aniversário de 19 anos dando um rolê de moto. Enquanto passava pela Avenida dos Pedrosos, na Zona Sul de São Paulo, foi perseguido por …

Bill Gates opina sobre compra do TikTok pela Microsoft: “cálice envenenado”

Embora esteja afastado desde março do conselho de diretores da Microsoft, Bill Gates, cofundador e atual consultor de tecnologia da companhia, não deixa de estar atento às recentes notícias de que a gigante de Redmond …

Plataforma de gelo no Canadá quebra e cria iceberg pouco menor que Vitória, do Espírito Santo

Após um aquecimento de cerca de 9 ºC nas últimas décadas, a Milne, considerada "a última plataforma de gelo completa" no mundo, perdeu uma grande parte, formando um iceberg. Uma das maiores plataformas de gelo no …

Cientistas propõe adicionar drogas psicoativas na água potável

Pesquisadores do Reino Unido propuseram uma idéia radical para reduzir a taxa de suicídios: incluir o medicamento psicoativo lítio — um estabilizador de humor — na água potável da população. Parece uma idéia completamente radical, mas …

Magnata da mídia é preso em Hong Kong

Jimmy Lai, crítico do regime de Pequim e proprietário de jornal pró-democracia, foi detido com base em nova lei de segurança nacional imposta pela China. O empresário Jimmy Lai, uma das figuras mais influentes do movimento …