“Estamos no limite”: Papa Francisco teme uma guerra nuclear

Nesta segunda-feira (15), durante a viagem para o Chile, o Papa Francisco afirmou ter medo de uma guerra nuclear. No avião papal, ele entregou a cada um dos presentes uma fotografia de uma vítima de um ataque nuclear.

Na primeira viagem do ano, o papa Francisco destacou que o mundo está numa situação “limite”. “Estamos no limite. Tenho muito medo disso. Um incidente seria o suficiente para desencadear uma guerra. É preciso eliminar as armas nucleares, trabalhar pelo desarmamento”, alertou o pontífice.

De acordo com a RT, o papa distribuiu aos jornalistas a bordo do avião papal uma foto que “encontrou por acaso”. A imagem mostra uma criança japonesa que leva o irmão morto nos braços, após o bombardeio de Nagasaki, no Japão, em 1945.

“É uma imagem que comove mais do que mil palavras“, referiu. A fotografia estava acompanhada de uma legenda, escolhida pelo Papa: “O fruto da guerra”.

Nesta segunda, o papa Francisco iniciou sua viagem de oito dias ao Peru e ao Chile, sua 22ª viagem ao exterior e a primeira de 2018. O pontífice passará por seis cidades e tem agendadas 21 intervenções, nas quais deverá abordar os direitos dos povos indígenas e questões políticas e ambientais.

O líder da Igreja Católica ficará três dias no Chile, onde deve se reunir em Santiago do Chile com autoridades chilenas e com o corpo diplomático no Palácio de La Moeda, celebrando uma missa campal, na qual são esperadas cerca de 500 mil pessoas, no Parque O’Higgins.

A viagem ao Chile acontece na sequência de um escândalo de pedofilia praticado por membros da igreja no país. O Vaticano não descartou a hipótese de o Papa se encontrar com as vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes chilenos.

No dia 18 de janeiro, o papa Francisco chegará ao Peru e no dia seguinte deve se reunir com indígenas em Puerto Maldonado. A visita papal termina no dia 21.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …