Estudante egípcia é espancada e morta por 10 meninas no Reino Unido

A egípcia Mariam Moustafa, de 18 anos, morreu em um hospital da Inglaterra, depois de ter sido brutalmente espancada por um grupo de 10 adolescentes com idades entre os 15 e os 17 anos. Entre críticas à polícia e ao hospital, os pais suspeitam de uma agressão com motivações raciais.

A jovem estava em coma induzido no Hospital de Nottingham City, na Inglaterra, onde acabou morrendo, na quarta-feira (14).

Mariam Moustafa, estudante de engenharia com nacionalidade egípcia, foi atacada por um grupo de 10 meninas em uma rua do centro de Nottingham, no dia 20 de fevereiro.

A egípcia foi “espancada repetidamente” e “arrastada durante 20 metros” por “uma das ruas mais movimentadas do centro de Nottingham”, sem que ninguém interviesse para ajudá-la, informa o The Times.

A jovem conseguiu escapar das agressoras, que teriam entre 15 e 17 anos, e se refugiou em um ônibus. O grupo de adolescentes ainda entrou no veículo, ameaçando-a e agredindo-a verbalmente, mas o motorista não deixou que se aproximassem de Mariam, como se pode ver no vídeo reproduzido acima.

Assistida no hospital no mesmo dia, a estudante acabou tendo alta cinco horas depois, mas sua saúde começou a “se deteriorar”, voltando a ser internada, como conta a irmã de Mariam ao jornal Nottingham Post.

O tio da jovem, Amr ElHariry, explica ao mesmo diário que, no dia seguinte ao ataque, quando a irm foi acordá-la, “viu que o corpo tinha ficado azul com as lesões”. Ela foi então levada de novo para o hospital, onde foi colocada em coma induzido durante 12 dias.

“Mariam voltou ao hospital em péssima condição”, tendo sido sujeita “a nove cirurgias” antes de morrer, conta à CNN o tio da estudante, deixando duras críticas aos procedimentos do hospital.

Amr ElHariry critica também a polícia e o governo britânico, considerando que não fazem tudo o que podem para resolver o caso.

Até agora, apenas uma jovem de 17 anos foi presa, por suspeitas de estar envolvida nas agressões, mas foi liberada sob fiança.

A polícia alega que “uma série de pessoas estão sob investigação ativa” e que têm decorrido interrogatórios a vários outros jovens que podem ter estado implicados no caso, cita o Nottingham Post.

Os pais de Mariam acreditam que o ataque teve motivações raciais e lamentam o fato de já terem apresentado queixa na polícia por uma agressão anterior contra a filha. A polícia é, assim, acusada de ter ignorado “sinais de alerta vitais”, escreve o jornal.

Entretanto, as autoridades policiais apelam a quem tenha assistido ao ataque que se apresente para contar o que viu.

“Sabemos que havia muitas pessoas caminhando na rua e à espera no ponto de ônibus, no momento do ataque, que podem ter informações que podem nos ajudar com a investigação”, refere o detetive Kayne Rukas, da Polícia de Nottinghamshire, em declarações ao Nottingham Post.

No Egito, o caso gera mal-estar. O Ministério das Relações Exteriores do país já declarou que acompanha com atenção o trabalho da polícia e a atuação do hospital no atendimento às lesões da jovem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E agora, será que Sir Roger Waters (e outras celebridades britânicas) vai protestar contra esse ataque xenófobo, tal como fez querendo impedir que Caetano e Gil se apresentassem em Israel após a morte de dois palestinos? E os deputados da União Europeia, que ameaçam o Mercosul com sanções após a morte da vereadora Marielle, mas que não demonstraram o mesmo interesse pela morte da jornalista Daphne Galizia (que denunciava a corrupção no governo de seu país, membro da UE) em um atentado a bomba?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …