Estudante egípcia é espancada e morta por 10 meninas no Reino Unido

A egípcia Mariam Moustafa, de 18 anos, morreu em um hospital da Inglaterra, depois de ter sido brutalmente espancada por um grupo de 10 adolescentes com idades entre os 15 e os 17 anos. Entre críticas à polícia e ao hospital, os pais suspeitam de uma agressão com motivações raciais.

A jovem estava em coma induzido no Hospital de Nottingham City, na Inglaterra, onde acabou morrendo, na quarta-feira (14).

Mariam Moustafa, estudante de engenharia com nacionalidade egípcia, foi atacada por um grupo de 10 meninas em uma rua do centro de Nottingham, no dia 20 de fevereiro.

A egípcia foi “espancada repetidamente” e “arrastada durante 20 metros” por “uma das ruas mais movimentadas do centro de Nottingham”, sem que ninguém interviesse para ajudá-la, informa o The Times.

A jovem conseguiu escapar das agressoras, que teriam entre 15 e 17 anos, e se refugiou em um ônibus. O grupo de adolescentes ainda entrou no veículo, ameaçando-a e agredindo-a verbalmente, mas o motorista não deixou que se aproximassem de Mariam, como se pode ver no vídeo reproduzido acima.

Assistida no hospital no mesmo dia, a estudante acabou tendo alta cinco horas depois, mas sua saúde começou a “se deteriorar”, voltando a ser internada, como conta a irmã de Mariam ao jornal Nottingham Post.

O tio da jovem, Amr ElHariry, explica ao mesmo diário que, no dia seguinte ao ataque, quando a irm foi acordá-la, “viu que o corpo tinha ficado azul com as lesões”. Ela foi então levada de novo para o hospital, onde foi colocada em coma induzido durante 12 dias.

“Mariam voltou ao hospital em péssima condição”, tendo sido sujeita “a nove cirurgias” antes de morrer, conta à CNN o tio da estudante, deixando duras críticas aos procedimentos do hospital.

Amr ElHariry critica também a polícia e o governo britânico, considerando que não fazem tudo o que podem para resolver o caso.

Até agora, apenas uma jovem de 17 anos foi presa, por suspeitas de estar envolvida nas agressões, mas foi liberada sob fiança.

A polícia alega que “uma série de pessoas estão sob investigação ativa” e que têm decorrido interrogatórios a vários outros jovens que podem ter estado implicados no caso, cita o Nottingham Post.

Os pais de Mariam acreditam que o ataque teve motivações raciais e lamentam o fato de já terem apresentado queixa na polícia por uma agressão anterior contra a filha. A polícia é, assim, acusada de ter ignorado “sinais de alerta vitais”, escreve o jornal.

Entretanto, as autoridades policiais apelam a quem tenha assistido ao ataque que se apresente para contar o que viu.

“Sabemos que havia muitas pessoas caminhando na rua e à espera no ponto de ônibus, no momento do ataque, que podem ter informações que podem nos ajudar com a investigação”, refere o detetive Kayne Rukas, da Polícia de Nottinghamshire, em declarações ao Nottingham Post.

No Egito, o caso gera mal-estar. O Ministério das Relações Exteriores do país já declarou que acompanha com atenção o trabalho da polícia e a atuação do hospital no atendimento às lesões da jovem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E agora, será que Sir Roger Waters (e outras celebridades britânicas) vai protestar contra esse ataque xenófobo, tal como fez querendo impedir que Caetano e Gil se apresentassem em Israel após a morte de dois palestinos? E os deputados da União Europeia, que ameaçam o Mercosul com sanções após a morte da vereadora Marielle, mas que não demonstraram o mesmo interesse pela morte da jornalista Daphne Galizia (que denunciava a corrupção no governo de seu país, membro da UE) em um atentado a bomba?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …