EUA dizem que ritmo de produção de energia nuclear da China está mais acelerado do que o previsto

Agência de inteligência norte-americana acredita que o aumento do arsenal nuclear chinês está acontecendo de forma mais veloz do que a calculada, e alerta para a presença chinesa em outros continentes.

Na quinta-feira (29), durante a Audiência de Serviços Armados do Senado no Capitólio, em Washington, o tenente-general Scott Berrier, diretor da Agência de Inteligência de Defesa (DIA, na sigla em inglês), falou sobre o aumento do arsenal nuclear chinês, assim como a presença militar chinesa em países da África e da América do Sul.

O senador Jim Inhofe, que também estava na audiência, reportou as considerações do diretor da DIA em um post na sua conta no Twitter.

A China está se tornando mais agressiva – expandindo sua projeção de poder ao redor do mundo, inclusive na África. Eu mesmo vi evidências disso. O diretor da DIA, tenente-general Berrier, confirmou hoje (29) que a China está procurando colocar forças militares na África, bem como na América Latina e América do Sul.

De acordo com o general, a rápida acumulação nuclear é parte de uma “modernização militar maciça” por Pequim, lançada para servir como um “dissuasor”.

“Desde então, Pequim acelerou sua expansão nuclear e está a caminho de superar nossa projeção anterior. Espera-se que as forças nucleares do ELP continuem a crescer com seu estoque nuclear e dobrem de tamanho nesta década, aumentando assim a ameaça à pátria dos EUA”, disse o tenete-general Berrier.

O Exército de Libertação Popular (ELP) foi estimado pela DIA, em 2020, como estando em vias de dobrar seu estoque de ogivas nucleares até o ano de 2030.

No dia 13 de abril, os esforços do país asiático para expandir sua influência também foram considerados uma das maiores ameaças aos EUA pelo Comitê de Inteligência do Senado dos Estados Unidos (SSCI, na sigla em inglês), após a divulgação do seu relatório anual alertando sobre os amplos desafios colocados por Pequim, delineando não só questões militares, mas também operações de inteligência intensificadas e ataques cibernéticos.

O relatório coloca a pressão da China por “poder global” em primeiro lugar na lista de ameaças, seguida pela Rússia, Irã e Coreia do Norte, dizendo que “Pequim é cada vez mais um competidor próximo, desafiando os Estados Unidos em múltiplas arenas – especialmente economicamente, militarmente e tecnologicamente – e está pressionando para mudar as normas globais”.

Assim como a previsão do diretor da DIA, o relatório afirmou que Pequim “não estava interessada em acordos de controle de armas que restringem seus planos de modernização”.

A China teria despertado a ira de Washington quando se recusou a participar das negociações em 2020 entre os EUA e a Rússia sobre a extensão de seu tratado bilateral de redução de armas nucleares, o Novo START.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …