Eurodeputados manifestam “o mais profundo repúdio” por Bolsonaro

Marcelo Sayao / EPA

Jair Bolsonaro

Dezenas de deputados de diferentes grupos políticos do Parlamento Europeu (PE) assinaram o “Manifesto Internacional contra o Fascismo no Brasil”, expressando “o mais profundo repúdio” pelo candidato Jair Bolsonaro.

“Nós, mulheres e homens de várias partes do mundo comprometidos com a democracia e os direitos humanos, expressamos o mais profundo repúdio ao candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, que disputa o segundo turno da eleição presidencial no Brasil no próximo 28 de outubro”, lê-se no manifesto assinado pelos eurodeputados.

Os eurodeputados destacam que as posições que Bolsonaro tem sustentado ao longo de sua vida pública e nesta campanha eleitoral são “calcadas em valores xenófobos, racistas, misóginos e homofóbicos”.

“O candidato de extrema-direita defende abertamente os métodos violentos utilizados pelas ditaduras militares, inclusive torturas e assassinatos. Tais posições atentam contra uma sociedade livre, tolerante e socialmente justa”, salientam.

Segundo os membros do PE, a decisão que o povo brasileiro tomará no segundo turno das eleições presidenciais constituirá “uma escolha de importância transcendental entre a liberdade e o pluralismo e o obscurantismo autoritário, com impactos duradouros não só para o Brasil, mas para toda a América Latina e Caribe e o mundo”.

“Conclamamos as brasileiras e os brasileiros a refletirem sobre a gravidade desse momento histórico. Entre a democracia e o fascismo não pode haver neutralidade!”, alertam.

Portugal

São muitos e de vários quadrantes os portugueses que assinaram o manifesto em repúdio ao candidato do Partido Social Liberal (PSL), informa o jornal Público.

De acordo com o periódico, estes são apenas alguns dos nomes de uma vasta lista de intelectuais, escritores, músicos, políticos, acadêmicos, pessoas de vários quadrantes políticos que assinaram o texto conjunto.

“Contra ele [Jair Bolsonaro], quem assina esse apelo manifesta solidariedade com a democracia e com os direitos sociais do povo brasileiro. Temos consciência de que vivemos tempos de ameaças sinistras e riscos de regressões civilizacionais. É por isso mesmo que valorizamos o campo da liberdade e da igualdade e apelamos à derrota de Bolsonaro“, pode-se ler no documento.

A carta é assinada também por personalidades ligadas a movimentos sociais, à academia, à política e conta com personalidades transversais às próprias forças partidárias, tendo nomes de partidos tanto de Esquerda quanto de Direita.

Bolsonaro subiu nas intenções de voto

Jair Bolsonaro, de 63 anos, lidera as pesquisas sobre o segundo turno, com 59% das intenções de voto, segundo o Instituto Datafolha. O candidato é criticado por adotar ideais da extrema-direita e por já ter manifestado admiração pela ditadura militar, regime que governou o Brasil entre os anos de 1964 e 1985.

A candidatura também desperta receio porque ao longo da carreira, e também desta campanha, Bolsonaro fez declarações públicas consideradas machistas, racistas, homofóbicas e de apologia à violência.

O segundo turno acontece no dia 28 de outubro.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Mandem esses deputados europeus cuidarem da vida deles, porque não sabem presencialmente o que se passa no Brasil. É preferível um governo rígido para uma boa parte da população sem cultura política e ignorante do que o governo ladrão e corrupto como o que estamos presenciando. O PT (Perda Total) destruiu o Brasil.

  2. Eu voto no Bolsonaro! Durante 13 anos no governo o PT destruiu nossa NAÇÃO e nós Brasileiros temos o direito de tentarmos ter um futuro melhor.
    É impossivel refazer o passado mas podemos tentar um futuro melhor!!!

  3. O P. Europeu devia se preocupar mais com problemas que eles fazem vista grossa na Europa, sem soluções e parar de se envolver onde não é chamado. O roubo deste paiz começou em 1500 ja nao esta bom? Querem mais??

    • é isso ai Ting Yang, falar do Brasil é fácil quando se vive na Europa, chega de PT , cambada de ladrões, manda eles trabalharem aqui, pagar 5 meses de impostos por ano, não ter segurança nas ruas, não ter saúde, não ter nada, apenas contas para pagar e ver eles encherem os bolsos, vamos pra lava jato, cadeia pra esses fdps já!

  4. As mídias deveriam ser mais isentas e pararem de todos os dias atacar o candidato Jair Bolsonaro.
    A população já sacou que se todo o sistema está agredindo um único candidato é porque ele representa uma verdadeira ameaça a toda essa corrupção estabelecida por anos na nossa política. Essa corrupção sem limites e que impede que um país rico como o nosso saia desta miséria em que estamos. O PT destruiu o país.
    Quanto a este manifesto, na minha opinião, não passa da mesma estratégia de sempre do PT, utilizada largamente para conseguir o que queriam nos anos em que sustentaram o seu poder na base da barganha realizada com a compra de opiniões e votos através de dinheiro público.
    Fico imaginando quanto este manifesto custou ao PT, não deve ter sido pouco, mas para eles não importa porque o dinheiro não é deles mesmo, é nosso! Lamentável, mas corruptos tem até na Europa!

  5. Esse pessoal devia estar preocupado com a situação de seus paises em primeiro lugar, resolver o problema dos refugiados na Europa seria um bom começo, mas como não tem nada para fazer, vem encher o nosso saco…

  6. Certamente o cara que mobilizou estes EUROdeputados é o mesmo que conseguiu duas assinaturas na ONU (uma da recepcionista e outra do vigia noturno) sobre a condenação do LULA… Manda eles viverem aqui no Brasil e levar uma facada na Ciclovia porque o guri quer levar a bicicleta, como ocorreu com o médico no RJ ……. Bando de parasitas que nunca trabalharam ………

  7. A ignorância desse povo que acham-se acima do resto do mundo é espantosa. Acho que posso falar por muitos compatriotas que nós é que temos nojo de parte desse europeus que desconhecendo nossa realidade e baseando-se em notícias enviadas pelos “jornalistas” comunistas” brasileiros, que fazem as vezes de “correspondentes estrangeiros” vivem a falar merda. Associe-se a isso a manifestação tem origem nas esquerdas desses países o que não lhes dá nenhum direito para falar porra nenhuma. Passaram séculos guerreando entre si até chegar ao que entendem serem civilizados. Falta muito idiotas.

  8. Caro eleitor, quando você for assaltado, quer seja na rua, na sua própria casa ou no seu pequeno comércio, nessa hora, quando uma “vitima da sociedade” levar teu bem, teu dinheiro, tua paz, tua segurança, pergunte-se: Cadê aquele bando de Europeus agora pra me ajudar??? Não somos mais colônia!

  9. Esses EURODEPUTADOS demonstraram com esta manifestação a ignorância sobre a realidade do povo Brasileiro; vivendo no CAPITALISMO demonstram que pretendem o COMUNISMO para os outros, assim como todos os PTralhas brasileiros. Melhor fariam se calados permanecessem.

  10. Nós brasileiros DIREITOS repudiamos com veemência o “Manifesto Internacional contra o Fascismo no Brasil” assinado por políticos do Parlamento Europeu. Nós brasileiros informamos a estes senhores, ignorantes de Brasil que são, que Bolsonaro tem, hoje, não 59% de intenções de votos e, sim, 70%. Se eles, ainda, não sabem o porquê, temos a informar-lhes que, o lulopetismo devastou a ORDEM, a ÉTICA e a MORAL em nosso Brasil. E que, hoje, estamos tentando juntar os cacos, uma vez que, a dita ESQUERDA, conseguiu nos estilhaçar como NAÇÃO. Os brasileiros somos competentes e, nesta eleição, estamos mostrando maturidade para resolver nossos problemas. Senhores políticos do PE voltem o olhar para seus países e nos deixem em paz.

  11. Essas pessoas que somente aparecem em momentos como este são os verdadeiros abutres. Graças aos politicos imorais que temos que proporcionam grupos opinarem ..
    Porque essas pessoas não resolvem os problemas sociais que temos gerados pela quantidade de dinheiro que o Brasil paga…
    O espaço e insuficiente para falar sobre esse tipo de gente.
    Enfim espero que realmente comecemos uma mudança para evitar que intrusos hipócritas se metam onde não são chamados.

  12. Surpreende a ignorância dos
    Comentários que me precedem. Desconhecinento total das instituições internacionais criadas para defesa da democracia. As opiniões refletem apenas a existência de um ódio presunçoso desprovido de qualquer sustentação lógica, histórica e filosófica. Não dá para discutir. Ps: não sou PT apenas defendo a democracia e as instituições, coisa que o candidato não respeita. Veremos no futuro.

  13. Isso é uma grande mentira… Não acredito numa só palavra desse jornal.. Eles querem mesmo é ver o circo pegar fogo. Jornalzinho de quinta, só quer ganhar fama . Os brasileiros sabem o que estão passando com esse comunismo petista. Aí vem dizer asneira de meia dúzia de retardados que não enxerga um palmo do nariz. O Povo já decidiu, o povo brasileiro sabe bem o que quer. E esse povinho de fora, que vão todos SE F….

  14. A Europa viveu e vive da exploração de outras nações. Eles devem perder muita coisa que tomam do Brasil para se revoltarem desse jeito. Vão catá coquinho.

  15. Enquanto os PTralhas roubavam descaradamente a Petrobras e tantos outros Fundos de Pensões, onde estavam estes Deputados? Alguém viu alguma nota deles por aí? Alguma condenação?
    Eles precisam é conhecer a nossa realidade primeiro do que sair falando besteiras na Mídia Esquerdista.

  16. Meu Deus, como vamos dormir agora? Estes Eurodeputados que tando ajudaram o Brasil agora são contra Bolsonaro. Oh, que fatídico…
    Ops, eles nuca pisaram aqui em terras tupiniquins e são esquerdalha!
    Acho que a opinião deles vale igual nota de R$3
    Relincha esquerdalha!

  17. “Eurodeputados” quer dizer políticos europeus da turminha esquerdopata internacional, os mesmos que gritam “Lula Livre” e nem sabem direito onde fica o Brasil. Estes patetas obviamente só sabem do Brasil o que os coleguinhas do PT/PSOL lhes dizem, mas querem lacrar igual o tonto do Roger Waters. Que vão caçar roupas e louças pra lavar, mente desocupada é oficina do Diabo e do PT.

  18. Mano, não vou nem comentar.
    Se eu der minha opinião vão me chamar de machista, racista, fascista, malabarista, taxista, dentista, contorcionista, trapezista, fisiculturista, esteticista, otorrinolaringologista, halterofilista, alquimista, ciclista, endocrinologista, motociclista, estilista, ornitologista, guitarrista, pecuarista, baixista, mentalista, jornalista, recepcionista, baterista, manobrista, pneumologista, tratorista, esgrimista, futebolista, papiloscopista, maquinista, telegrafista, telefonista, balconista, autonomista, ilusionista, anestesista, cardiologista, dermatologista, atacadista, frentista, ortopedista, radiologista, radialista, ginecologista, latinista, saxofonista, patologista, paisagista, eletricista, catequista, bacteriologista, medalhista, reservista, geneticista, enxadrista, sanitarista, maratonista, otimista, basquetebolista, algebrista, alquimista, amadorista, anarquista, anatomista, apologista, arquivista, atacadista, azulejista, balconista, biologista, calculista, calvinista, cartunista, catequista, charadista, darwinista, derrotista, desenhista, direitista, divorcista, dogmatista, ecologista, economista, entrevista, enxadrista, epicurista, escravista, esgrimista, esportista, extremista, fetichista, feudalista, financista, formalista, germanista, governista, hispanista, imprevista, indianista, jornalista, maneirista, manobrista, maquinista, masoquista, massagista, mensalista, modernista, paisagista, pecuarista, pessimista, pluralista, projetista, radialista, recordista, reformista, repentista, reservista, retratista, ritualista, romancista, saudosista, sertanista, simbolista, socialista, sufragista, terrorista, trapezista, tratadista, tratorista, trotskista, unitarista, urologista, violinista, violonista,aerologista, anestesista, antagonista, aquarelista, articulista, bandeirista, bolchevista, capitalista, capoeirista, chantagista, chauvinista, coletivista, concertista, conformista, correntista, crediarista, desportista, eletricista, esquerdista, etnologista, evangelista, federalista, figurinista, filatelista, futebolista, guitarrista, ilusionista, intriguista, hipnotista, malabarista, mecanicista, monarquista, monopolista, naturalista, negativista, nominalista, oportunista, panfletista, patologista, pensionista, plantonista, positivista, quintanista, reconquista, relativista, revanchista, sanitarista, saxofonista, seminarista, sensualista, separatista, surrealista, telefonista, trabalhista, noticiarista, armamentista, ascensorista, Bonapartista, clarinetista, comentarista, congressista, criminalista, determinista, dicionarista, equilibrista, especialista, esperantista, estrategista, etimologista, exclusivista, fisiologista, imperialista, marginalista, materialista, medievalista, motociclista, nacionalista, neurologista, orientalista, ornamentista, ventriloquista, partidarista, paternalista, privatista, probabilista, progressista, protagonista, psicanalista, racionalista, radiologista, redentorista, reducionista, regionalista, secundarista, sindicalista, subjetivista, telegrafista, triunfalista, tropicalista, utilitarista, vanguardista, voluntarista, abolicionista, automobilista, cardiologista, caricaturista, conferencista, cronometrista, escafandrista, evolucionista, excursionista, exibicionista, ginecologista, laboratorista, mercantilista, nutricionista, obscurantista, oposicionista, propagandista, protecionista, recepcionista, renascentista, situacionista, totalitarista, violoncelista, anti-conformista, bacteriologista, epidemiologista, existencialista, parlamentarista, sentimentalista, tradicionalista, convencionalista, endocrinologista, presidencialista, internacionalista, constitucionalista, acionista, alarmista, alienista, alpinista, bairrista, centrista, ceramista, chargista, cientista, classista, colunista, comodista, comunista, conquista, contrista, equidista, estadista, estatista, estilista, indigenista, exorcista, fatalista, feminista, finalista, flautista, frentista, futurista, garagista, hedonista, helenista, humanista, humorista, idealista, latinista, legalista, linguista, metodista, moralista, motorista, musicista, ocultista, organista, pacifista, polemista, pugilista, punguista, reinvista, ruralista, simplista, tabagista, urbanista, varejista, velocista, veranista, vigarista, ametista, analista, ativista, anatomista, avalista, baixista, banhista, bolsista, cambista, ciclista, coexista, consista, cronista, czarista, dentista, despista, diarista, dualista, duelista, duetista, farrista, fascista, florista, folguista, fundista, grevista, harpista, inexista, machista, marxista, niilista, nortista, oculista, otimista, passista, paulista, persista, piadista, pianista, pepista, prevista, realista, islamista, sambista, sionista, subsista, turfista, utopista, artista, assista, autista, basista, batista, budista, copista, corista, desista, insista, invista, jurista, legista, lobista, lojista, marista, modista, nazista, nudista, papista, purista, racista, resista, revista, sofista, solista, sulista, taxista, tenista, tomista, turista, alista, avista, crista, exista, lista, mista, pista, vista ..

    Então deixa pra lá.

  19. A Europa está toda esquerdinha/comunistóide, como previa o planejamento do Soros, Rothschild, etc. É inacreditável que um ser humano normal aceite ser transformado num ser sem vontade ou pensamento e que aceite o que os des-governos determinem os comportamentos e regras para as vidas deles. Leiam o livro do Gramnsci e está tudo lá. A velha Inglaterra, a ÙNICA que se opôs a Hitler, é a única que está pulando fora das armadilhas dos Soros da vida. O racinha desgraçada que está acabando com o mundo e a garotada batendo palmas para “TODOS IGUAIS”. Esses alienado se esquecem que o Todo-Poderoso fez todas as impressões digitais e dos olhos diferentes para 8 bilhões de pessoas. Ou seja, Ele deixou claro que somos TODOS DIFERENTES!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …

Premiê renuncia após Putin propor reformas constitucionais

Líder russo propõe pacote de mudanças com as quais, segundo críticos, poderia permanecer no poder após fim do mandato. Premiê Medvedev renuncia com todo o gabinete para "abrir espaço" às reformas. O presidente da Rússia, Vladimir …

Musculação: detonando o grande mito da nutrição para ganhar massa muscular

Dietas com alto teor de carboidratos costumam ser recomendadas como parte de protocolos de exercícios para melhorar a recuperação e aumentar o desempenho. No entanto, pesquisas recentes tem mostrado que os carboidratos talvez não ajudem …

Austrália: aviões jogam alimentos para animais sobreviventes dos incêndios

Os incêndios que ardem por toda a Austrália desde setembro do ano passado vem atingindo e ameaçando a vida dos animais locais não só diretamente – mais de 500 milhões de animais já morreram por …

"Democracia em Vertigem", de Petra Costa, é indicado ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13) os indicados ao Oscar. “Democracia em Vertigem”, da brasileira Petra Costa, foi indicado ao prêmio de melhor documentário. "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles …

Arquivos sobre OVNIs poderiam 'danificar seriamente' segurança dos EUA, segundo Marinha americana

Marinha dos EUA considera que abertura de arquivos sobre OVNIs poderia causar sérios danos à Segurança Nacional, enquanto reconhece existência de OVNIs. Enquanto conspiracionistas acreditam que as Forças Armadas americanas utilizam tecnologia alienígena para o desenvolvimento …

Crise do 737 Max faz Boeing registrar perda de produção recorde

Pela primeira vez em décadas, a Boeing terminou o ano com pedidos negativos de produção de aviões comerciais. No final de 2019, a gigante aeroespacial registrou cancelamentos de 87 unidades, o que significa mais baixas …