Eurodeputados manifestam “o mais profundo repúdio” por Bolsonaro

Marcelo Sayao / EPA

Jair Bolsonaro

Dezenas de deputados de diferentes grupos políticos do Parlamento Europeu (PE) assinaram o “Manifesto Internacional contra o Fascismo no Brasil”, expressando “o mais profundo repúdio” pelo candidato Jair Bolsonaro.

“Nós, mulheres e homens de várias partes do mundo comprometidos com a democracia e os direitos humanos, expressamos o mais profundo repúdio ao candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, que disputa o segundo turno da eleição presidencial no Brasil no próximo 28 de outubro”, lê-se no manifesto assinado pelos eurodeputados.

Os eurodeputados destacam que as posições que Bolsonaro tem sustentado ao longo de sua vida pública e nesta campanha eleitoral são “calcadas em valores xenófobos, racistas, misóginos e homofóbicos”.

“O candidato de extrema-direita defende abertamente os métodos violentos utilizados pelas ditaduras militares, inclusive torturas e assassinatos. Tais posições atentam contra uma sociedade livre, tolerante e socialmente justa”, salientam.

Segundo os membros do PE, a decisão que o povo brasileiro tomará no segundo turno das eleições presidenciais constituirá “uma escolha de importância transcendental entre a liberdade e o pluralismo e o obscurantismo autoritário, com impactos duradouros não só para o Brasil, mas para toda a América Latina e Caribe e o mundo”.

“Conclamamos as brasileiras e os brasileiros a refletirem sobre a gravidade desse momento histórico. Entre a democracia e o fascismo não pode haver neutralidade!”, alertam.

Portugal

São muitos e de vários quadrantes os portugueses que assinaram o manifesto em repúdio ao candidato do Partido Social Liberal (PSL), informa o jornal Público.

De acordo com o periódico, estes são apenas alguns dos nomes de uma vasta lista de intelectuais, escritores, músicos, políticos, acadêmicos, pessoas de vários quadrantes políticos que assinaram o texto conjunto.

“Contra ele [Jair Bolsonaro], quem assina esse apelo manifesta solidariedade com a democracia e com os direitos sociais do povo brasileiro. Temos consciência de que vivemos tempos de ameaças sinistras e riscos de regressões civilizacionais. É por isso mesmo que valorizamos o campo da liberdade e da igualdade e apelamos à derrota de Bolsonaro“, pode-se ler no documento.

A carta é assinada também por personalidades ligadas a movimentos sociais, à academia, à política e conta com personalidades transversais às próprias forças partidárias, tendo nomes de partidos tanto de Esquerda quanto de Direita.

Bolsonaro subiu nas intenções de voto

Jair Bolsonaro, de 63 anos, lidera as pesquisas sobre o segundo turno, com 59% das intenções de voto, segundo o Instituto Datafolha. O candidato é criticado por adotar ideais da extrema-direita e por já ter manifestado admiração pela ditadura militar, regime que governou o Brasil entre os anos de 1964 e 1985.

A candidatura também desperta receio porque ao longo da carreira, e também desta campanha, Bolsonaro fez declarações públicas consideradas machistas, racistas, homofóbicas e de apologia à violência.

O segundo turno acontece no dia 28 de outubro.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Mandem esses deputados europeus cuidarem da vida deles, porque não sabem presencialmente o que se passa no Brasil. É preferível um governo rígido para uma boa parte da população sem cultura política e ignorante do que o governo ladrão e corrupto como o que estamos presenciando. O PT (Perda Total) destruiu o Brasil.

  2. Eu voto no Bolsonaro! Durante 13 anos no governo o PT destruiu nossa NAÇÃO e nós Brasileiros temos o direito de tentarmos ter um futuro melhor.
    É impossivel refazer o passado mas podemos tentar um futuro melhor!!!

  3. O P. Europeu devia se preocupar mais com problemas que eles fazem vista grossa na Europa, sem soluções e parar de se envolver onde não é chamado. O roubo deste paiz começou em 1500 ja nao esta bom? Querem mais??

    • é isso ai Ting Yang, falar do Brasil é fácil quando se vive na Europa, chega de PT , cambada de ladrões, manda eles trabalharem aqui, pagar 5 meses de impostos por ano, não ter segurança nas ruas, não ter saúde, não ter nada, apenas contas para pagar e ver eles encherem os bolsos, vamos pra lava jato, cadeia pra esses fdps já!

  4. As mídias deveriam ser mais isentas e pararem de todos os dias atacar o candidato Jair Bolsonaro.
    A população já sacou que se todo o sistema está agredindo um único candidato é porque ele representa uma verdadeira ameaça a toda essa corrupção estabelecida por anos na nossa política. Essa corrupção sem limites e que impede que um país rico como o nosso saia desta miséria em que estamos. O PT destruiu o país.
    Quanto a este manifesto, na minha opinião, não passa da mesma estratégia de sempre do PT, utilizada largamente para conseguir o que queriam nos anos em que sustentaram o seu poder na base da barganha realizada com a compra de opiniões e votos através de dinheiro público.
    Fico imaginando quanto este manifesto custou ao PT, não deve ter sido pouco, mas para eles não importa porque o dinheiro não é deles mesmo, é nosso! Lamentável, mas corruptos tem até na Europa!

  5. Esse pessoal devia estar preocupado com a situação de seus paises em primeiro lugar, resolver o problema dos refugiados na Europa seria um bom começo, mas como não tem nada para fazer, vem encher o nosso saco…

  6. Certamente o cara que mobilizou estes EUROdeputados é o mesmo que conseguiu duas assinaturas na ONU (uma da recepcionista e outra do vigia noturno) sobre a condenação do LULA… Manda eles viverem aqui no Brasil e levar uma facada na Ciclovia porque o guri quer levar a bicicleta, como ocorreu com o médico no RJ ……. Bando de parasitas que nunca trabalharam ………

  7. A ignorância desse povo que acham-se acima do resto do mundo é espantosa. Acho que posso falar por muitos compatriotas que nós é que temos nojo de parte desse europeus que desconhecendo nossa realidade e baseando-se em notícias enviadas pelos “jornalistas” comunistas” brasileiros, que fazem as vezes de “correspondentes estrangeiros” vivem a falar merda. Associe-se a isso a manifestação tem origem nas esquerdas desses países o que não lhes dá nenhum direito para falar porra nenhuma. Passaram séculos guerreando entre si até chegar ao que entendem serem civilizados. Falta muito idiotas.

  8. Caro eleitor, quando você for assaltado, quer seja na rua, na sua própria casa ou no seu pequeno comércio, nessa hora, quando uma “vitima da sociedade” levar teu bem, teu dinheiro, tua paz, tua segurança, pergunte-se: Cadê aquele bando de Europeus agora pra me ajudar??? Não somos mais colônia!

  9. Esses EURODEPUTADOS demonstraram com esta manifestação a ignorância sobre a realidade do povo Brasileiro; vivendo no CAPITALISMO demonstram que pretendem o COMUNISMO para os outros, assim como todos os PTralhas brasileiros. Melhor fariam se calados permanecessem.

  10. Nós brasileiros DIREITOS repudiamos com veemência o “Manifesto Internacional contra o Fascismo no Brasil” assinado por políticos do Parlamento Europeu. Nós brasileiros informamos a estes senhores, ignorantes de Brasil que são, que Bolsonaro tem, hoje, não 59% de intenções de votos e, sim, 70%. Se eles, ainda, não sabem o porquê, temos a informar-lhes que, o lulopetismo devastou a ORDEM, a ÉTICA e a MORAL em nosso Brasil. E que, hoje, estamos tentando juntar os cacos, uma vez que, a dita ESQUERDA, conseguiu nos estilhaçar como NAÇÃO. Os brasileiros somos competentes e, nesta eleição, estamos mostrando maturidade para resolver nossos problemas. Senhores políticos do PE voltem o olhar para seus países e nos deixem em paz.

  11. Essas pessoas que somente aparecem em momentos como este são os verdadeiros abutres. Graças aos politicos imorais que temos que proporcionam grupos opinarem ..
    Porque essas pessoas não resolvem os problemas sociais que temos gerados pela quantidade de dinheiro que o Brasil paga…
    O espaço e insuficiente para falar sobre esse tipo de gente.
    Enfim espero que realmente comecemos uma mudança para evitar que intrusos hipócritas se metam onde não são chamados.

  12. Surpreende a ignorância dos
    Comentários que me precedem. Desconhecinento total das instituições internacionais criadas para defesa da democracia. As opiniões refletem apenas a existência de um ódio presunçoso desprovido de qualquer sustentação lógica, histórica e filosófica. Não dá para discutir. Ps: não sou PT apenas defendo a democracia e as instituições, coisa que o candidato não respeita. Veremos no futuro.

  13. Isso é uma grande mentira… Não acredito numa só palavra desse jornal.. Eles querem mesmo é ver o circo pegar fogo. Jornalzinho de quinta, só quer ganhar fama . Os brasileiros sabem o que estão passando com esse comunismo petista. Aí vem dizer asneira de meia dúzia de retardados que não enxerga um palmo do nariz. O Povo já decidiu, o povo brasileiro sabe bem o que quer. E esse povinho de fora, que vão todos SE F….

  14. A Europa viveu e vive da exploração de outras nações. Eles devem perder muita coisa que tomam do Brasil para se revoltarem desse jeito. Vão catá coquinho.

  15. Enquanto os PTralhas roubavam descaradamente a Petrobras e tantos outros Fundos de Pensões, onde estavam estes Deputados? Alguém viu alguma nota deles por aí? Alguma condenação?
    Eles precisam é conhecer a nossa realidade primeiro do que sair falando besteiras na Mídia Esquerdista.

  16. Meu Deus, como vamos dormir agora? Estes Eurodeputados que tando ajudaram o Brasil agora são contra Bolsonaro. Oh, que fatídico…
    Ops, eles nuca pisaram aqui em terras tupiniquins e são esquerdalha!
    Acho que a opinião deles vale igual nota de R$3
    Relincha esquerdalha!

  17. “Eurodeputados” quer dizer políticos europeus da turminha esquerdopata internacional, os mesmos que gritam “Lula Livre” e nem sabem direito onde fica o Brasil. Estes patetas obviamente só sabem do Brasil o que os coleguinhas do PT/PSOL lhes dizem, mas querem lacrar igual o tonto do Roger Waters. Que vão caçar roupas e louças pra lavar, mente desocupada é oficina do Diabo e do PT.

  18. Mano, não vou nem comentar.
    Se eu der minha opinião vão me chamar de machista, racista, fascista, malabarista, taxista, dentista, contorcionista, trapezista, fisiculturista, esteticista, otorrinolaringologista, halterofilista, alquimista, ciclista, endocrinologista, motociclista, estilista, ornitologista, guitarrista, pecuarista, baixista, mentalista, jornalista, recepcionista, baterista, manobrista, pneumologista, tratorista, esgrimista, futebolista, papiloscopista, maquinista, telegrafista, telefonista, balconista, autonomista, ilusionista, anestesista, cardiologista, dermatologista, atacadista, frentista, ortopedista, radiologista, radialista, ginecologista, latinista, saxofonista, patologista, paisagista, eletricista, catequista, bacteriologista, medalhista, reservista, geneticista, enxadrista, sanitarista, maratonista, otimista, basquetebolista, algebrista, alquimista, amadorista, anarquista, anatomista, apologista, arquivista, atacadista, azulejista, balconista, biologista, calculista, calvinista, cartunista, catequista, charadista, darwinista, derrotista, desenhista, direitista, divorcista, dogmatista, ecologista, economista, entrevista, enxadrista, epicurista, escravista, esgrimista, esportista, extremista, fetichista, feudalista, financista, formalista, germanista, governista, hispanista, imprevista, indianista, jornalista, maneirista, manobrista, maquinista, masoquista, massagista, mensalista, modernista, paisagista, pecuarista, pessimista, pluralista, projetista, radialista, recordista, reformista, repentista, reservista, retratista, ritualista, romancista, saudosista, sertanista, simbolista, socialista, sufragista, terrorista, trapezista, tratadista, tratorista, trotskista, unitarista, urologista, violinista, violonista,aerologista, anestesista, antagonista, aquarelista, articulista, bandeirista, bolchevista, capitalista, capoeirista, chantagista, chauvinista, coletivista, concertista, conformista, correntista, crediarista, desportista, eletricista, esquerdista, etnologista, evangelista, federalista, figurinista, filatelista, futebolista, guitarrista, ilusionista, intriguista, hipnotista, malabarista, mecanicista, monarquista, monopolista, naturalista, negativista, nominalista, oportunista, panfletista, patologista, pensionista, plantonista, positivista, quintanista, reconquista, relativista, revanchista, sanitarista, saxofonista, seminarista, sensualista, separatista, surrealista, telefonista, trabalhista, noticiarista, armamentista, ascensorista, Bonapartista, clarinetista, comentarista, congressista, criminalista, determinista, dicionarista, equilibrista, especialista, esperantista, estrategista, etimologista, exclusivista, fisiologista, imperialista, marginalista, materialista, medievalista, motociclista, nacionalista, neurologista, orientalista, ornamentista, ventriloquista, partidarista, paternalista, privatista, probabilista, progressista, protagonista, psicanalista, racionalista, radiologista, redentorista, reducionista, regionalista, secundarista, sindicalista, subjetivista, telegrafista, triunfalista, tropicalista, utilitarista, vanguardista, voluntarista, abolicionista, automobilista, cardiologista, caricaturista, conferencista, cronometrista, escafandrista, evolucionista, excursionista, exibicionista, ginecologista, laboratorista, mercantilista, nutricionista, obscurantista, oposicionista, propagandista, protecionista, recepcionista, renascentista, situacionista, totalitarista, violoncelista, anti-conformista, bacteriologista, epidemiologista, existencialista, parlamentarista, sentimentalista, tradicionalista, convencionalista, endocrinologista, presidencialista, internacionalista, constitucionalista, acionista, alarmista, alienista, alpinista, bairrista, centrista, ceramista, chargista, cientista, classista, colunista, comodista, comunista, conquista, contrista, equidista, estadista, estatista, estilista, indigenista, exorcista, fatalista, feminista, finalista, flautista, frentista, futurista, garagista, hedonista, helenista, humanista, humorista, idealista, latinista, legalista, linguista, metodista, moralista, motorista, musicista, ocultista, organista, pacifista, polemista, pugilista, punguista, reinvista, ruralista, simplista, tabagista, urbanista, varejista, velocista, veranista, vigarista, ametista, analista, ativista, anatomista, avalista, baixista, banhista, bolsista, cambista, ciclista, coexista, consista, cronista, czarista, dentista, despista, diarista, dualista, duelista, duetista, farrista, fascista, florista, folguista, fundista, grevista, harpista, inexista, machista, marxista, niilista, nortista, oculista, otimista, passista, paulista, persista, piadista, pianista, pepista, prevista, realista, islamista, sambista, sionista, subsista, turfista, utopista, artista, assista, autista, basista, batista, budista, copista, corista, desista, insista, invista, jurista, legista, lobista, lojista, marista, modista, nazista, nudista, papista, purista, racista, resista, revista, sofista, solista, sulista, taxista, tenista, tomista, turista, alista, avista, crista, exista, lista, mista, pista, vista ..

    Então deixa pra lá.

  19. A Europa está toda esquerdinha/comunistóide, como previa o planejamento do Soros, Rothschild, etc. É inacreditável que um ser humano normal aceite ser transformado num ser sem vontade ou pensamento e que aceite o que os des-governos determinem os comportamentos e regras para as vidas deles. Leiam o livro do Gramnsci e está tudo lá. A velha Inglaterra, a ÙNICA que se opôs a Hitler, é a única que está pulando fora das armadilhas dos Soros da vida. O racinha desgraçada que está acabando com o mundo e a garotada batendo palmas para “TODOS IGUAIS”. Esses alienado se esquecem que o Todo-Poderoso fez todas as impressões digitais e dos olhos diferentes para 8 bilhões de pessoas. Ou seja, Ele deixou claro que somos TODOS DIFERENTES!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …