O que faz a ciência de modo geral ser tão incrível não é somente procurar respostas reais, profundas e comprováveis para nossas grandes perguntas, mas também fazer perguntas e propostas que jamais imaginamos antes.
Foi o que fez um ex-engenheiro da NASA, Mark Rober, em um experimento em sua própria casa: criar uma engenhoca que fizesse a areia se comportar como se fosse um líquido. Parece estranho, e é mesmo, mas basta ver seu vídeo para entender e deixar a boca se abrir em espanto.
Basicamente o que seu experimento provoca é que a areia contida em uma piscina ou em um mero pote, quando a quantidade certa de ar é aplicada da maneira certa, passa a se comportar feito fosse água, com bolhas e a fluidez que só os líquidos possuem.
Ao soprar o ar no fundo do recipiente de forma correta, ele aumenta o espaço entre cada partícula de areia, reduzindo a fricção entre elas, permitindo assim que as partículas se movam de forma mais livre – da como os fluidos fazem.
Explicando assim parece simples, mas mesmo um engenheiro da NASA precisou de 25 tentativas frustradas até conseguir enfim realizar seu experimento.
O método é utilizado em grandes industrias com utilidade exemplar, como ele mostra em seu vídeo, mas para o experimento caseiro, o que ele provoca é mesmo a diversão, o espanto e a gargalhada de ver algo surpreendente acontecer com elementos simples, somado à engenhosidade humana e à ciência.
// Hypeness