Expressão facial pode revelar se uma pessoa é rica ou pobre

Psicólogos da Universidade de Toronto descobriram que as pessoas são moderadamente precisas em prever se alguém é mais rico ou mais pobre do que a média apenas olhando uma imagem de seu rosto inexpressivo.

“Isso indica que algo tão sutil quanto os sinais em sua face sobre sua classe social podem perpetuá-la. Essas primeiras impressões podem se tornar uma espécie de profecia auto-realizável. Elas irão influenciar suas interações e as oportunidades que você tem”, afirmou a autora Thora Bjornsdottir, em um comunicado.

Os pesquisadores pediram aos participantes que vissem uma série de fotografias que mostravam os rostos neutros das pessoas.

Eles tiveram que tomar uma decisão rápida e instintiva se aquelas pessoas ganhavam menos ou mais do que uma renda familiar média. Mais de 53% das vezes, um nível que excede a chance aleatória, eles foram precisos. Fatores como raça e gênero não afetaram os resultados.

Os quatro rostos nos grupos A e C lá em cima eram os rostos “mais ricos do que a média”, e os quatro em B e D eram os rostos “mais pobres que a média”.

“As pessoas não estão realmente conscientes de quais indícios estão usando quando fazem esses julgamentos. Se você perguntar por que, elas não sabem. Elas não estão conscientes de como estão fazendo isso”, aponta Bjornsdottir.

O estudo sugere que a percepção da classe social de alguém só era mais previsível se seu rosto permanecesse neutro e inexpressivo. No momento em que eles exibiam uma expressão, como sorrir ou uma cara de raiva, as apostas foram erradas.

Os pesquisadores argumentam que essa habilidade é possível devido a hábitos gerais de expressão que se integram em nossa expressão neutra. Se uma pessoa teve uma vida confortável e satisfatória, a teoria diz que isso fica “gravado” no rosto dela.

“O que estamos vendo é que estudantes com apenas 18 a 22 anos já acumularam experiência de vida suficiente que mudou visivelmente e moldou seus rostos até o ponto em que você pode dizer qual é a sua classe socioeconômica ou social”, acrescenta o professor Nicholas Rule.

Isso, por sua vez, pode até afetar suas chances em uma entrevista de emprego. O estudo também mostrou que os participantes sentiram que os “rostos ricos” eram mais propensos a ser contratados para um emprego do que os “rostos pobres”. “As pessoas falam sobre o ciclo da pobreza, e isso é potencialmente um contribuinte para isso”, concluiu Rule.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …