Expressão facial pode revelar se uma pessoa é rica ou pobre

Psicólogos da Universidade de Toronto descobriram que as pessoas são moderadamente precisas em prever se alguém é mais rico ou mais pobre do que a média apenas olhando uma imagem de seu rosto inexpressivo.

“Isso indica que algo tão sutil quanto os sinais em sua face sobre sua classe social podem perpetuá-la. Essas primeiras impressões podem se tornar uma espécie de profecia auto-realizável. Elas irão influenciar suas interações e as oportunidades que você tem”, afirmou a autora Thora Bjornsdottir, em um comunicado.

Os pesquisadores pediram aos participantes que vissem uma série de fotografias que mostravam os rostos neutros das pessoas.

Eles tiveram que tomar uma decisão rápida e instintiva se aquelas pessoas ganhavam menos ou mais do que uma renda familiar média. Mais de 53% das vezes, um nível que excede a chance aleatória, eles foram precisos. Fatores como raça e gênero não afetaram os resultados.

Os quatro rostos nos grupos A e C lá em cima eram os rostos “mais ricos do que a média”, e os quatro em B e D eram os rostos “mais pobres que a média”.

“As pessoas não estão realmente conscientes de quais indícios estão usando quando fazem esses julgamentos. Se você perguntar por que, elas não sabem. Elas não estão conscientes de como estão fazendo isso”, aponta Bjornsdottir.

O estudo sugere que a percepção da classe social de alguém só era mais previsível se seu rosto permanecesse neutro e inexpressivo. No momento em que eles exibiam uma expressão, como sorrir ou uma cara de raiva, as apostas foram erradas.

Os pesquisadores argumentam que essa habilidade é possível devido a hábitos gerais de expressão que se integram em nossa expressão neutra. Se uma pessoa teve uma vida confortável e satisfatória, a teoria diz que isso fica “gravado” no rosto dela.

“O que estamos vendo é que estudantes com apenas 18 a 22 anos já acumularam experiência de vida suficiente que mudou visivelmente e moldou seus rostos até o ponto em que você pode dizer qual é a sua classe socioeconômica ou social”, acrescenta o professor Nicholas Rule.

Isso, por sua vez, pode até afetar suas chances em uma entrevista de emprego. O estudo também mostrou que os participantes sentiram que os “rostos ricos” eram mais propensos a ser contratados para um emprego do que os “rostos pobres”. “As pessoas falam sobre o ciclo da pobreza, e isso é potencialmente um contribuinte para isso”, concluiu Rule.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sangue humano é encontrado em máscara funerária de civilização antiga do Peru

Um grupo de pesquisadores do Projeto Arqueológico Sicán, no Peru, descobriu vestígios de sangue humano e proteína de ovo de ave em uma máscara funerária de ouro de mil anos. O objeto pertence à civilização Lambayeque, …

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …