Expressão facial pode revelar se uma pessoa é rica ou pobre

Psicólogos da Universidade de Toronto descobriram que as pessoas são moderadamente precisas em prever se alguém é mais rico ou mais pobre do que a média apenas olhando uma imagem de seu rosto inexpressivo.

“Isso indica que algo tão sutil quanto os sinais em sua face sobre sua classe social podem perpetuá-la. Essas primeiras impressões podem se tornar uma espécie de profecia auto-realizável. Elas irão influenciar suas interações e as oportunidades que você tem”, afirmou a autora Thora Bjornsdottir, em um comunicado.

Os pesquisadores pediram aos participantes que vissem uma série de fotografias que mostravam os rostos neutros das pessoas.

Eles tiveram que tomar uma decisão rápida e instintiva se aquelas pessoas ganhavam menos ou mais do que uma renda familiar média. Mais de 53% das vezes, um nível que excede a chance aleatória, eles foram precisos. Fatores como raça e gênero não afetaram os resultados.

Os quatro rostos nos grupos A e C lá em cima eram os rostos “mais ricos do que a média”, e os quatro em B e D eram os rostos “mais pobres que a média”.

“As pessoas não estão realmente conscientes de quais indícios estão usando quando fazem esses julgamentos. Se você perguntar por que, elas não sabem. Elas não estão conscientes de como estão fazendo isso”, aponta Bjornsdottir.

O estudo sugere que a percepção da classe social de alguém só era mais previsível se seu rosto permanecesse neutro e inexpressivo. No momento em que eles exibiam uma expressão, como sorrir ou uma cara de raiva, as apostas foram erradas.

Os pesquisadores argumentam que essa habilidade é possível devido a hábitos gerais de expressão que se integram em nossa expressão neutra. Se uma pessoa teve uma vida confortável e satisfatória, a teoria diz que isso fica “gravado” no rosto dela.

“O que estamos vendo é que estudantes com apenas 18 a 22 anos já acumularam experiência de vida suficiente que mudou visivelmente e moldou seus rostos até o ponto em que você pode dizer qual é a sua classe socioeconômica ou social”, acrescenta o professor Nicholas Rule.

Isso, por sua vez, pode até afetar suas chances em uma entrevista de emprego. O estudo também mostrou que os participantes sentiram que os “rostos ricos” eram mais propensos a ser contratados para um emprego do que os “rostos pobres”. “As pessoas falam sobre o ciclo da pobreza, e isso é potencialmente um contribuinte para isso”, concluiu Rule.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …

CDC faz alerta sobre transmissão da COVID-19 através do ar, mas volta atrás

Não é segredo que pesquisadores ainda buscam consenso sobre a ação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano. Nesse cenário, até o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos gerou polêmica nesta …

Argentina estende por mais três semanas quarentena mais prolongada do mundo

A quarentena argentina vai continuar até, pelo menos, dia 11 de outubro, totalizando 205 dias. No interior do país, haverá um endurecimento das medidas de restrição. Metade da população rejeita a rigidez das medidas …

Angola fecha mais quatro templos da Igreja Universal no país

A Justiça de Angola fechou no fim de semana passado mais quatro templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no país, no âmbito de investigações por associação criminosa, lavagem de dinheiro e fraude fiscal. "Por despacho …

Estão são as atividades mais e menos arriscadas para espalhar Covid-19

Quando falamos em pegar Covid-19 cada atividade traz um risco diferente. É o que nos mostra esse admirável infográfico (que traduzimos a seguir) recentemente compartilhando pelo Twitter do Information is Beautiful (Informação é linda, em …