Facebook planeja criar a própria moeda virtual

B!T

O Facebook está explorando a criação da própria criptomoeda, que permitiria aos seus bilhões de utilizadores em todo o mundo fazer pagamentos eletrônicos, segundo fonte próxima da rede social.

De acordo com o Cheddar, que cita fontes ligadas à estrutura interna da rede social, o Facebook estaria mesmo empenhado em desenvolver a própria criptomoeda, baseada na tecnologia de blockchain.

“Estão levando o projeto muito a sério”, esclareceu a fonte, que pediu anonimato. A rede social de Zuckerberg começou a estudar a blockchain há cerca de um ano, quando um membro de sua equipe de desenvolvimento, Morgan Beller, começou a olhar para a forma como a plataforma social poderia utilizar a tecnologia emergente.

Na época, Beller era a única trabalhadora da empresa que se dedicava a estudar a tecnologia de blockchain, que sustenta criptomoedas como a Bitcoin e Ethereum.

Os holofotes recaíram sobre seu trabalho na semana passada, quando o Facebook anunciou que o vice-presidente encarregado do aplicativo Messenger, David Marcus, iria liderar uma nova equipe para “explorar como aproveitar melhor o blockchain”.

Marcus lidera agora uma nova equipe com menos de uma dúzia de funcionários da rede social. Antes de entrar na empresa, David Marcus já foi presidente da PayPal, que facilita as transações entre utilizadores no Messenger.

O vice-presidente encarregado pelo Messenger é um investidor em bitcoins, e em dezembro entrou no conselho da Coinbase, que administra uma das mais populares transações de criptomoedas.

O Facebook já tentou utilizar uma moeda digital em 2009. A Facebook Coin teve uma vida curta, de apenas dois anos, muito pela falta de utilização por parte dos internautas. Na época, a moeda do Facebook era utilizada em jogos como o Farmville, para que os utilizadores do Facebook pudessem progredir no game mais rapidamente.

Mas, em entrevista, Marcus esclareceu que a rede social não pretende repetir a experiência. “Pagamentos com criptomoedas neste momento são caros e morosos. Só depois das várias comunidades que gerem blockchains solucionarem esses problemas é que nós, talvez, faremos alguma coisa.”

Assim, o trabalho do Facebook na tecnologia de blockchain pode demorar anos a se materializar.

Em uma postagem interna, o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, disse apenas, que, “assim como muitas outras empresas, o Facebook está explorando a tecnologia. A nova equipe estará encarregada de explorar as potenciais aplicações da blockchain. Não temos mais informação para compartilhar”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Pessoas criativas têm 90% mais de probabilidade de ter esquizofrenia

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge encontrou uma forte ligação entre formação em artes e o transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia. Um estudo publicado no fim de abril no British Journal of Psychiatry aponta para uma forte ligação entre uma formação …

Psicólogo cria técnica para despertar a memória das testemunhas e vítimas de crimes

Um pesquisador da Universidade do Minho, no norte de Portugal, criou uma técnica para ajudar as testemunhas a recordarem com maior precisão o que aconteceu no local do crime. A eficácia da técnica já foi …

Familiares das vítimas do voo MH17 levam Rússia a tribunal

Nesta sexta-feira (25), cerca de 270 familiares de vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines (MH17), anunciou que vai levar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo (França). Jerry Skinner, o advogado especialista …

Brasil precisa dobrar investimento por 25 anos para ter infraestrutura de transporte com "mínimo de qualidade"

O brasileiro paga caro por energia elétrica, por uma banda larga de baixa qualidade, tem acesso precário a saneamento e um sistema de transportes insuficiente para conectar um território de dimensões continentais. A deficiência de infraestrutura …

Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o …

Abastecido por balsas, Amapá passa à margem da crise dos combustíveis

Com praticamente todo o abastecimento de combustíveis feito por balsas, o estado do Amapá é das poucas unidades da federação que, até o momento, não sentiu o impacto direto da paralisação nacional dos caminhoneiros. “Temos recebido …

Japão tem bolsas de estudo para brasileiros

Quer estudar no Japão? O país oriental está com seis tipos de bolsas de estudo abertas para brasileiros em universidades japonesas. A oferta é do governo nipônico através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência …

Votação histórica na Irlanda acaba com a proibição do aborto

A Irlanda está pronta para acabar com a proibição do aborto. Estudos de boca de urna dão vantagem de 68% para 32% aos que votaram pela despenalização.  Esta é uma votação histórica na católica Irlanda. O país …

Ministro da Fazenda: greve dos caminhoneiros pode ter impacto relevante no PIB

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta sexta-feira (25) que, a persistir o desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros, pode haver impacto "relevante" no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma …

Descoberto o método mais eficaz para abandonar o cigarro

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrônicos são a melhor solução para quem pretende parar de fumar. Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrônicos serem fervorosamente defendidos, a verdade …